Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

E A PRAÇA DE CANASVIEIRAS ?


Durante anos fiz veraneio com minha família em Canasvieiras. Há dois anos resido aqui por opção do meu coração. Pesquiso as coisas dessa terra adorável. Leio tudo sobre sua fauna, flora, política, história, geografia,colonização. Compro livros, faço xerox de documentos e artigos, pesquiso em arquivos, converso com os moradores daqui.

Fiquei sabendo que um grupo de pessoas, através da Associação Pró-Canasvieiras, na década de 80 lançou a idéia de fazer uma praça pública na grande área situada ao lado da igreja matriz de Nossa Senhora de Guadalupe.

Um dos mais entusiastas defensores dessa idéia é o meu amigo Otávio Ferrari Filho, que entre outras coisas me disse : "Este assunto foi apresentado aos Padres Léo e Irmundo. Instado o Padre Irmundo, chegou a contribuir com uma certa quantia para elaboração de um projeto para a Praça. Nos últimos tempos, Padres Jair e Nelson tomaram conhecimento da proposta, foram a favor."

Mesmo morando há pouco ouso perguntar : se a idéia nasceu no início dos anos 80, já estamos por completar 30 anos e nada se concretizou, o que é inacreditável ! Quais as razões da idéia não ter sido implementada ?

Os moradores mais antigos podem saber as causas dessa apatia, mas eu desconfio de algumas. Falta de liderança real que receba o apoio unânime da comunidade ? Falta de entusiasmo e de exercício total da cidadania das chamadas "forças vivas" locais ? Ou quem sabe, pessoas torpedeiam o projeto pelo mesquinho fato de não terem sido elas as autoras da idéia ? Ou o que é pior : será que empresários sem visão coletivista e comunitária querem aproveitar aquele espaço precioso para loteamento e construção de edifícios ?

As lideranças de Canasvieiras podiam se associar a todos os grupos representativos da sociedade local, desde clubes de serviço até às religiões de todos os credos, e pressionar vereadores, prefeito, deputados e governador para que ali se edifique uma monumental praça, com pista para caminhada, com quadras de vôlei e futebol sete,com parque de brinquedos para as crianças, com quadras para que escolas possam realizar práticas desportivas, com ampla arborização, bancos, mesinhas para a prática do dominó, dama e outros jogos.

Todos sabem que aumentou a longevidade do brasileiro e que em breve teremos mais de 30 % da população com mais de 70 anos. Quase metade da população de Canasvieiras é constituída por aposentados e já é grande na região o número de clubes da terceira idade. A praça também seria um local de encontro para os idosos.

Vamos apoiar a idéia da construção dessa praça antes que aquele belo espaço seja tomado pela argamassa. Canasvieiras clama por uma praça pública condizente com sua importância turística. Nossos idosos, estudantes e crianças precisam de uma praça planejada, condizente com a pujança de Santa Catarina.

Acorda, Canasvieiras !!!

*************************************

AUTORIZO A DIVULGAÇÃO deste meu artigo para o povo dessa bela e santa Catarina !!! Repassem por favor !!!
James Pizarro

Um comentário:

antes que a natureza morra disse...

FONTE : http://floripamanha.org/2009/09/praca-guadalupe-realidade-ou-um-mito/

"Praça Guadalupe: realidade ou um mito
3/09/09

Artigo escrito por Otávio Ferrari Filho, Vice-presidente da Associação FloripAmanhã

A implantação de uma praça ao lado da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, é um pleito com mais de vinte anos.

Quando Vilson Kleinübing era Governador do Estado de Santa Catarina, a Sociedade Pró-Canasvieiras pleiteou a área delimitada pelas ruas Madre Maria Villac, Vasco Gondin, Apóstolo Pascoal e Afonso Cardoso da Veiga para implantação de uma praça. Solicitação feita, solicitação atendida. O comodato da área foi concedido. Porém, havia um prazo de sete anos para execução da proposta, o qual não foi cumprido.

A Igreja Nossa Senhora de Guadalupe foi edificada após esse prazo por uma outra organização não governamental.

Quanto a praça, as ações por sua execução reiniciaram há cerca de cinco anos. Ação Social Nossa Senhora de Guadalupe - ASONSEG, ACIF-Canasvieiras, AMOCAN, CONSEG Baia de Canasvieiras, entre outras instituições, elaboraram ante projeto e submeteram ao Prefeito Dário Berger e sua equipe. Devido ao alto custo envolvido, o projeto não vingou.

Em 2008, a ASONSEG pleiteou junto a FLORAM a adoção do espaço e ela foi-lhe concedida por três anos. Contatos foram feitos junto a órgãos executivos da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Câmara Municipal, surgindo a luz: a Secretaria Municipal de Obras elabora um projeto e submete a consideração da comunidade. A execução completa poderá acontecer dentro dos próximos três anos. Situação idêntica já aconteceu em comunidade do Morro das Pedras. O projeto está caminhando na Secretaria de Obras.

Concretizado esse encaminhamento, os moradores habituais de Canasvieiras terão um espaço para atividades esportivas, culturais e educativas. Haverá espaço para caminhadas, exercícios físicos, ações como o já realizado em 2008 Circuito BB de Vôlei de Praia. Além das atividades na alta temporada de verão, escolinhas esportivas na baixa, será local onde pais possam levar seus filhos para brincar, de convívio e, também onde a municipalidade possa realizar eventos abertos a população. Quadras, trilhas para caminhada, pistas de skate e locais para a contemplação, pura e simples, também.

Empresas de turismo poderão divulgar para seus clientes que, além da praia existe um novo espaço para lazer e recreação.

As pessoas que desejarem poderão apresentar sugestões e colaborações para acelerar a concretização da Praça Guadalupe.

Enfim, persiste a esperança que um sonho antigo se torne realidade."