Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de setembro de 2015



Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agrotóxicos, Água, Biodiversidade, Desmatamento, Energia, Mata Atlântica, Mudanças Climáticas, ODS, Pescadores, Povos Indígenas, Quilombolas, UCs
Ano 15
25/09/2015

 

Direto do ISA

 
  Resultados de trabalho da Coppe-UFRJ vão contra a ideia de que a adoção de medidas mais ambiciosas de redução de emissões só traria efeitos negativos para a economia Direto do ISA, 24/9.
  Alguns vetos atendem reivindicações dos movimentos sociais e das organizações da sociedade civil e reduzem os impactos negativos da lei, que, no geral, prejudica os direitos de populações indígenas e tradicionais, entre outros pontos Blog do PPDS/ISA, 24/9.
  A próxima reunião do colegiado deve acontecer no dia 6 ou 7/10, quando o relatório sobre a proposta será discutido e poderá ser votado. Projeto segue como instrumento de pressão e barganha dos ruralistas Direto do ISA, 24/9.
  
 

Desmatamento

 
  A expansão agrícola se acelerou entre 2010 e 2012 e foi responsável por 68% de todo o desflorestamento no país, revelou a pesquisa Mudanças na Cobertura e Uso da Terra, divulgada pelo IBGE. O avanço da agricultura ocupou 77,5 mil km2 de floresta, pouco menos que toda a soma da década anterior, de 89,5 mil km2. De toda soma do desmatamento, outros 28% ocorreram por causa da expansão da pastagem. Entre 2000 e 2010 essa proporção era diferente: 65% do desflorestamento eram provocados pela expansão agrícola e 35% pelo avanço da pastagem plantada (áreas destinadas ao pastoreio de gado) Valor Econômico Online, 25/9.
  
 

Energia

 
  A quantidade de energia eólica gerada no Nordeste atingiu seu recorde em agosto passado e ficou perto de se igualar às fontes tradicionais. No último mês, os aerogeradores foram responsáveis por 30,6% de toda energia produzida na região. No mesmo período, as fontes térmicas geraram 35,7%, e as hidrelétricas, 33,7%. Para uma comparação, no ano passado, a maior participação das eólicas na região foi de 16,8% em outubro. A maioria das 266 usinas eólicas em operação comercial no país se concentra no Nordeste. A fonte eólica cresce em ritmo acelerado no Brasil. A capacidade instalada passou de 601 MW (megawatts) em 2009 para os 6.647 MW atuais FSP, 25/9, Mercado, p.A20.
  
 

Mudanças Climáticas

 
  O líder da China, Xi Jinping, anunciará hoje um programa ambicioso para impor limites à emissão de gases de efeito estufa, informaram fontes do governo americano. O compromisso, que será divulgado num comunicado conjunto durante o encontro de Xi na Casa Branca com Barack Obama, é um passo promissor para que o país que mais polui no mundo reduza suas emissões. O programa seguirá o princípio conhecido como "cap and trade", baseado em um teto para as emissões e a comercialização de cotas para as empresas. As medidas dão seguimento ao anúncio feito em 2014, em Pequim, no encontro entre Xi e Obama. Nele, as duas maiores economias e do mundo se comprometeram a reduzir suas emissões FSP, 25/9, Mundo, p.A14.
  
 

Desenvolvimento Sustentável

 
  Começa hoje, em Nova York, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que vai lançar uma agenda de 17 objetivos para ajudar o mundo a trilhar um caminho de fim da pobreza, proteção do planeta e prosperidade para todos. Os chamados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) substituem e ampliam os Objetivos do Milênio - oito compromissos lançados em 2000 que visavam a uma melhora, até 2015, de problemas sociais como pobreza, mortalidade infantil e educação, em países em desenvolvimento. A proposta é que todos os países do mundo cumpram as novas metas, que devem ser atingidas nos próximos 15 anos -OESP, 25/9, Metrópole, p.A16.
  
 

Água

 
  A transposição de água da Billings para a Represa Taiaçupeba, na Grande São Paulo, poderá ser suspensa, dependendo do nível de contaminação do reservatório por cianobactérias (algas). Segundo a Sabesp, a obra entra em operação na semana que vem. Resultados do monitoramento feito pela Cetesb na Billings em agosto mostram que a presença dessas algas na represa já extrapola os limites definidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) em sete dos nove pontos de coleta OESP, 25/9, Metrópole, p.A13.
  Premiado pelo Congresso por sua gestão na crise hídrica, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem atrasado a entrega de caixas-d'água às vítimas do racionamento. Das 25 mil unidades que deveriam ter sido entregues até junho, só 15 mil chegaram às famílias de baixa renda. Essa meta tem sido descumprida seguidas vezes. A nova promessa, agora, é completar as entregas somente em março do ano que vem. Os equipamentos são essenciais para as milhares de famílias pobres que ficam de 13 a 20 horas por dia com as torneiras secas, estratégia para economizar água que já dura um ano e meio FSP, 25/9, Cotidiano, p.B1 e B3.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: