Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Ibama notifica Volkswagen a prestar esclarecimentos sobre fraude apontada nos EUA


polui7b

A Agência de Proteção Ambiental Americana – EPA (na sigla em inglês) emitiu, em 18 de setembro, um aviso de violação de sua legislação de poluição atmosférica pela Volkswagen AG, pela Audi AG e pelo Grupo Volkswagen da America Inc.
A violação se refere a veículos movidos a Diesel de quatro cilindros comercializados pelas montadoras no período de 2009 a 2015. Os modelos utilizavam um software em seu sistema computadorizado que fraudava os testes para medição de determinados poluentes emitidos nos escapamentos. Os testes identificaram que esses veículos, em uso normal, emitem 40 vezes mais poluição do que o máximo permitido pela norma americana, segundo a EPA.
Trata-se de um caso gravíssimo. O Ibama iniciou investigação para verificar se a fraude apontada nos EUA estaria sendo cometida no Brasil. A VolksWagen será notificada, nesta sexta-feira (25), a prestar esclarecimentos. Se confirmado que houve violação das regras brasileiras de emissão, a montadora alemã poderá ser multada em até R$ 50 milhões. A Volkswagen também seria obrigada a corrigir o problema em todos os veículos que eventualmente tenham sido submetidos à alteração no software.
Informações do Ibama, in EcoDebate, 28/09/2015

Nenhum comentário: