Powered By Blogger

domingo, 27 de setembro de 2015

Animais feridos obtém próteses a partir de impressoras 3D

27 de setembro de 2015 

(da Redação da ANDA)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A impressão 3D ainda pode estar na sua infância, mas ela já mudou a maneira que nós fazemos, concebemos e preservamos as coisas. Impressoras 3D estão sendo usadas ​​para construir protótipos de carros e para tentar preservar artefatos antigos. Entretanto, uma das melhores coisas que parecem ter evoluído por meio da inovação é a restauração de membros e da vida de animais. Em diversos países, há iniciativas de construções de próteses impressas em 3D para animais feridos.
No Rio de Janeiro (RJ), a tucana Tieta foi ferida e resgatada de uma feira de animais. Ela foi encontrada com metade de seu superior bico faltando. Isso dificultou severamente sua alimentação, forçando-a a comer jogando a comida no ar com seu bico inferior e tentando pegá-la no ar – um método que era bem-sucedido apenas uma a cada três vezes.
Uma colaboração entre um grupo de gestão da vida selvagem e três universidades do Brasil conceberam e construíram um bico protético para Tieta. Demorou três dias para o pássaro perceber que havia recuperado o bico, mas em pouco tempo, ela estava mastigando confortavelmente suas larvas favoritas.
Beauty, uma águia americana em Idaho, nos Estados Unidos, também perdeu seu bico. Ela levou um tiro no rosto. A ave teve sorte, quando um engenheiro mecânico criou um bico biônico impresso e encaixou-o com a ajuda de um veterinário e um dentista.
O cão Derby nasceu com as pernas da frente deformadas e foi se arrastando sobre as patas traseiras por anos até Tara Anderson o adotar. Anderson, que trabalha com sistemas 3D, convenceu sua equipe a construir próteses das patas para ajudar Derby.
Um galo que perdeu ambas as patas por terem ficado congeladas também  conseguiu voltar a andar graças a próteses concebidas através de uma impressora 3D em Calgary, no Canadá. Já em Sorocaba (SP), o jabuti Zequinha ganhou um casco novo impresso em 3D.
A vantagem da impressão 3D é que ela permite fazer e testar protótipos muitas vezes sem o tempo e o esforço de construir-los à mão. Quase qualquer formato pode ser impresso em quase todo o material. Na fabricação, isso reduz custos drasticamente com a eliminação da exigência de moldes. A impressão também acelera a criação de novas iterações de um produto apenas por aprimorando o design em um computador. As informações são do Scroll.

Nenhum comentário: