Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

NOVA ZELÂNDIA : Visitantes de zoológico são colocados em jaulas para serem vistos por leões

25 de setembro de 2015 

(da Redação da ANDA)
Foto: Facebook/Viral Nova
Foto: Facebook/Viral Nova
Encontrar uma maneira de compartilhar o mundo natural com os animais mais perspicazes e curiosos – os seres humanos – é complicado. Mas um zoológico na Nova Zelândia encontrou uma forma de permitir que as pessoas se deslumbrem com os animais selvagens ao mesmo tempo em que se colocam em seu lugar. As informações são do The Dodo.
Os papéis se invertem durante o “Lion Encounter” no Orana Wildlife Park, que coloca os turistas em jaulas.
A imagem impressionante está fazendo sucesso na Internet, causando polêmica e dando voz à crescente frustração com as tradicionais práticas de zoológicos que mantêm os animais em pequenas gaiolas.
“Adorei! Enjaular as pessoas, NÃO os animais! Ver os animais em SEU ambiente, não no NOSSO!”, escreveu um leitor.
Outro comentou: “Esses animais são responsáveis por milhares de mortes todos os anos, mas os felinos não parecem assustados com eles”.
Com toda a seriedade, no entanto, muitas questões complexas sobre cativeiro e preservação emergem a partir de uma pequena reflexão provocada por essa imagem. “Isso parece apresentar uma mudança positiva do tradicional arranjo de animais em jaulas cercados de visitantes”, disse Chris Draper, gerente de programas da Born Free Foundation, ao The Dodo. “Contudo, por acaso o recinto dos leões nesse lugar é maior ou melhor que o de qualquer outro zoológico ou parque de vida selvagem? Esta configuração pode melhorar a visão dos felinos pelos visitantes, só durante aquele momento, mas os benefícios para os leões não são claros. Essa experiência transformaria os visitantes em conservacionistas inflamados, ou é apenas mais uma emoção barata? Fundamentalmente, essa é uma instalação de cativeiro, e esses leões nunca serão liberados na natureza: eles merecem o melhor em termos de bem estar, mas não devemos perder de vista a necessidade de nos concentrar em manter os grandes felinos no local ao qual pertencem de fato – que é o ambiente selvagem”.
De acordo com Nathan Hawke, gerente de relações públicas do Orana Wildlife Park, os funcionários do zoológico oferecem comida aos 13 leões, que são mantidos em uma reserva de aproximadamente 7.600 metros quadrados. “Nossa equipe está a bordo de um veículo para alimentar os leões”, disse Hawke ao The Dodo.
Quanto às atitudes dos leões, Hawke afirma que eles escolhem se desejam se aproximar do veículo ou não.
Assista ao vídeo e julgue o fenômeno por si mesmo:

Nenhum comentário: