Uma equipe de biólogos monitora os animais na Serra do Mar para ações de resgate e salvamento. O trabalho acontece antes que os trechos da nova rodovia dos Tamoios (SP-99), entre Caraguatatuba e São Sebastião, passem por obras. O objetivo da ação, que resgatou cerca de 1,2 mil animais, é preservar as espécies.
Para fazer a busca, pesquisadores usam uma câmera especial que é mantida ligada e é ativada por movimentos. Com essa equipamento, a equipe conseguiu monitorar filhotes de corujas que viviam na mata em Caraguatatuba.
Quatro pererecas foram resgatadas de um trecho próximo ao traçado da futura obra. Elas foram retiradas do local e a soltura foi feita em outro local.
“Vasculhamos tocas, ninhos, animais com mobilidade reduzida, ou seja, filhotes e bichos preguiça, regatamos e levamos para áreas mais protegidas”, disse o biólogo Guilherme Domenichelli.
Corredor de fauna
Além disso, o projeto conta com a intuição dos animais. Um corredor subterrâneo, chamado de corredor de fauna, está abaixo da rodovia e cruza o corredor. Com isso, animais vão poder fazer a travessia sem o risco de atropelamento.
A expectativa é que essas medidas reduzam o impacto ambiental da obra. Na mata vivem animais como cachorros do mato, quatis, tatu galinha, gambá e gambá do mato.
“Aqui, como tem uma fauna muito rica, registramos até sussuarana, que é a onça parda. Então tem que vasculhar bastante para não ficar nenhum indivíduo
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário