Canasvieiras tem todos os pontos impróprios para banho, aponta Fatma Guto Kuerten/Agencia RBS
Poluição do Rio do Brás gera reclamações de turistas e moradores
Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS
Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) elabora o primeiro relatório de balneabilidade de 2016, que será divulgado no início da tarde desta sexta-feira. Porém os técnicos já apuraram que os seis pontos analisados na praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha, estão impróprios para o banho. 
No teste anterior, divulgado em 18 de dezembro de 2015, todos estavam próprios. A recomendação da Fatma é que as pessoas procurem praias com locais próprios para tomarem banho. 
Moacir Pereira: SOS Rio do Brás
Um dos pontos que gera reclamações de turistas e moradores é a poluição do Rio do Braz, que deságua na praia de Canasvieiras. Segundo o técnico da Fatma, Marlon Daniel da Silva, em entrevista ao Grupo RBS no começo desta semana, o Rio do Brás tem uma vertente que, de acordo com a maré ou chuvas, vai para a praia de Canasvieiras ou fica retido em uma barra de areia. Quando verte no verão, rompe e leva ao mar todo aquele conteúdo que reteve. O rio do Braz passa por uma série de locais e recebe parte do esgoto dito tratado na ETE de Canasvieiras, explicou o técnico.

Ele afirma também existem outras possibilidades de esse rio estar recebendo de forma clandestina ligações de diversos contribuintes. As ligações clandestinas também são apontadas pela prefeitura como problema causador da contaminação.      

O líquido escuro e fétido do curso de água tem concentrada a bactéria E.Coli — presente na flora intestinal e causadora de diarreia — e, naturalmente, não deveria chegar à praia. As chuvas, comuns no fim do ano, propiciam o desvio: do assoreado do rio Papaquaras para o mar de Canasvieiras.