Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Áreas Protegidas, Energia, Mineração, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas
Ano 15
21/01/2016

 

Mudanças Climáticas

 
  Combinação de El Niño e mudança climática fizeram temperaturas 0,13 grau mais altas que recorde de 2014 e 1 grau Celsius mais altas do que a média pré-industrial, confirmam agências. Do Observatório do Clima Direto do ISA, 20/1.
  As expectativas se confirmaram e 2015 foi o ano mais quente já registrado. Os dados são da Noaa (agência americana responsável pelos oceanos e atmosfera) e da Nasa. Em climatologia, usa-se o termo "anomalia" para indicar uma mudança climática em relação ao referencial -no caso, a temperatura média global do século 20 (13,9oC). No ano passado, essa anomalia, ou seja, o aumento em relação à temperatura média global -em terra e nos oceanos- foi de 0,9oC. Para Paulo Artaxo, professor da USP e membro do IPCC, a sorte já foi lançada. "É um processo que já está ocorrendo e se intensificando. Nas próximas décadas, vamos ter de lidar com climas quentes, precipitações intensas e estiagem prolongada, como a que afetou São Paulo nos últimos dois anos. A instabilidade climática vai continuar." FSP, 21/1, Ciência, p.B6; O Globo, 21/1, Sociedade, p.22; OESP, 21/1, Metrópole, p.A17.
  
 

Mineração

 
  Os dois principais executivos da Samarco, o diretor-presidente Ricardo Vescovi e o diretor de operações Kleber Terra, foram afastados de suas funções na mineradora nesta quarta-feira (20). Em comunicado oficial, a empresa informou que o pedido de afastamento foi feito ao conselho de administração pelos próprios diretores. Os dois foram indiciados pela Polícia Federal por causa da tragédia de Mariana (MG). "Após concluídas as primeiras etapas de atendimento emergencial ao acidente, os executivos acreditam que o licenciamento temporário é importante para que possam se dedicar às suas defesas", diz a nota. A Polícia Federal também indiciou a própria Samarco e uma de suas controladoras, a Vale, além da Vogbr, empresa que fez a avaliação de estabilidade e segurança de Fundão nos últimos três anos FSP, 21/1, Cotidiano, p.B4; O Globo, 21/1, País, p.5; OESP, 21/1, Metrópole, p.A17.
  
 

Energia

 
  A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adiou a previsão de início de operação do complexo hidrelétrico de Belo Monte em dois meses, de 28 de fevereiro para o fim de abril. Segundo o mais recente relatório de fiscalização da autarquia, a mudança se deve ao "estágio atual das obras" do empreendimento, sem fornecer mais detalhes sobre a alteração. Na última semana, a Justiça Federal em Altamira (PA) determinou a suspensão da licença de operação da usina. A determinação permanecerá válida até que a Norte Energia, empresa responsável por Belo Monte, e o governo brasileiro cumpram uma condicionante da licença prévia do projeto: a reestruturação da Funai na região, para que possam atender os índios afetados pelo empreendimento Valor Econômico, 21/1, Empresas, p.B2.
  
 

Povos Indígenas

 
  "O rico acervo do Museu do Índio merecia maior atenção de quem preza a cidade. Criado em 1953 pelo antropólogo Darcy Ribeiro, ocupa um casarão do século 19, em Botafogo (zona sul). A impressionante exposição 'No Caminho da Miçanga', em cartaz, revela a beleza e a diversidade dos grafismos criados pelas nações indígenas. Com uma montagem impecável e atraente, é imperdível. A escassez de público nesse museu se choca com a interminável fila que se formava em frente ao Museu do Amanhã, sob a chuva do feriado do padroeiro da cidade. Talvez praga dos tupinambás. O museu de ontem -e do hoje- merece maior lembrança e frequência", artigo de Paula Cesarino CostaFSP, 21/1, Opinião, p.A2.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: