Powered By Blogger

terça-feira, 19 de janeiro de 2016



Olá, James.

O desastre de Mariana teve consequências terríveis. A onda de lama atingiu 663 quilômetros de rios, matou 17 pessoas e interrompeu o fornecimento de água de pelos menos outras 500 mil. Não há previsão para a recuperação dos ecossistemas ao longo do Rio Doce e esta já é considerada a maior tragédia ambiental do país.

Denúncias indicam que a tragédia teria sido evitada se o licenciamento ambiental da barragem tivesse sido muito mais rigoroso. Mas, num total contrassenso, uma outra ameaça à proteção ambiental segue no Senado. O perigo da vez é o Projeto de Lei do Senado 654/2015. Seu principal objetivo é flexibilizar o licenciamento ambiental para facilitar a construção de grandes obras, como hidrelétricas na Amazônia, portos, rodovias e outros. Em resumo, as obras mais complexas e com maior potencial de impacto teriam licenciamento acelerado e com menor controle e fiscalização. Isso pode provocar tragédias como a de Mariana e grandes impactos socioambientais, além de violações de direitos das populações afetadas pelos empreendimentos. 

Há mais de 20 anos o Instituto Socioambiental defende uma perspectiva socioambiental para o Brasil, buscando uma relação mais equilibrada entre sociedade e natureza, com ênfase na defesa dos direitos das comunidades tradicionais e dos povos indígenas.Defendemos o desenvolvimento do Brasil, mas não de qualquer jeito! Sempre dentro de uma perspectiva socioambiental comprometida com a sustentabilidade e o futuro das novas gerações.

Por isso não podemos esquecer de Mariana! Precisamos da sua ajuda para manter nossa equipe mobilizada para evitar que leis como a PLS 654/2015 avancem e novas tragédias aconteçam. 

Apoie essa luta conosco. Contamos com você!

Quero apoiar o Instituto Socioambiental
Saiba como pressionar para que o PLS 654/2015 não avance
Muito obrigado.


André Villas-Bôas
Secretário Executivo
Instituto Socioambiental - ISA


Mais informações sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligue (11) 3515 8938 e fale com Ariel Gajardo ou escreva para ariel@socioambiental.org.
Twitter
Facebook
Website
Copyright © 2016 Instituto Socioambiental - ISA, Todos os direitos reservados.
Você está recebendo este e-mail porque seu nome consta no nosso Cadastro Institucional.

Instituto Socioambiental - ISA
Av. Higienópolis, 901
sl 30
Sao PauloSão Paulo 01238-001
Brasil

Nenhum comentário: