Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Onça-pintada aparece para as câmeras

Presença da espécie, que é raramente visualizada, demonstra equilíbrio do ambiente natural

Uma onça-pintada (Panthera onca) foi fotografada na Reserva Natural Serra do Tombador, localizada no Cerrado goiano, segundo ambiente natural mais ameaçado do país. Felino de grande porte, a onça-pintada é raramente visualizada nas florestas brasileiras, por conta do declínio populacional da espécie, que está ameaçada de extinção.

“A espécie é predador de topo de cadeia alimentar e sua presença em um ambiente quase sempre indica que o ecossistema está equilibrado, já que esses animais são bastante sensíveis às alterações do ambiente, porque dependem de que toda cadeia alimentar esteja funcionando bem para que possam ter sucesso na sobrevivência e reprodução”, explica Marion Leticia Bartolamei, coordenadora de áreas protegidas da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição que administra a unidade de conservação onde aconteceu o registro. Segundo ela, a onça-parda (Puma concolor) é mais facilmente vista, já que a pintada é mais arredia.

A câmera trap que registrou o animal foi colocada com o principal objetivo de monitorar a fauna da região. “Essa visualização reforça a importância da criação e manutenção adequada das unidades de conservação para que garantam a proteção e perpetuidade da biodiversidade brasileira”, comenta.

Estima-se que uma onça-pintada, que é o terceiro maior felino do mundo, ocupe um território de aproximadamente 50 quilômetros quadrados. Seu peso varia de 56 a 92 quilos, mas existem registros de indivíduos com 158 kg. Seus hábitos são noturnos e sua dieta é vasta, com preferência por veados, capivaras, antas, porcos-do-mato e tamanduás.

Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.439 projetos de 482 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Nainternet: www.fundacaogrupoboticario.org.brwww.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.



Crédito Luciano Candisani.

Nenhum comentário: