Davos 2015 é o ano do desenvolvimento, da igualdade de gênero e das mudanças climáticas, afirma Ban
Ban Ki-moon participa do Fórum Econômico Mundial em Davos. Foto: ONU/Mark Garten

“Com a adoção da agenda de desenvolvimento pós-2015 e um acordo sobre mudança climática universal acho que podemos colocar nossas vidas, nosso mundo, rumo a um futuro melhor”, disse o secretário-geral da ONU.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu, na sexta-feira (23), aos líderes mundiais reunidos no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), para manterem seu foco em uma ampla gama de questões climáticas, desenvolvimento e igualdade de gênero, advertindo que, como a comunidade global continua enfrentando múltiplas crises, o novo ano deve ser um momento de “forte compromisso” entre os parceiros internacionais.
“2015 é um ano de ação global”, declarou Ban. “Com a adoção da agenda de desenvolvimento pós-2015, e seu conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e um acordo sobre mudança climática universal e significativo até dezembro deste ano, em Paris, acho que podemos colocar nossas vidas, nosso mundo, rumo a um futuro melhor.”
O secretário-geral está em Davos para discutir a agenda das Nações Unidas para 2015, considerado um ano crítico para a Organização e seus Estados-membros. Em 2015, o prazo para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) se encerra e um novo acordo para o desenvolvimento no mundo deve ser acordado. Além disso, o ano será vital para alcançar um acordo global significativo sobre mudanças climáticas, para ser aprovado na conferência do clima, que acontece em dezembro, em Paris.
* Publicado originalmente no site ONU Brasil.
(ONU Brasil)