florestas Pnud debate papel das florestas para combater mudança climática
Foto: Pnuma
Chefe da agência, Helen Clark, disse que conservação é importante para manter 1,6 bilhão de pessoas que dependem das florestas para viver; secretário-geral da ONU fará pronunciamento esta quinta-feira no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça
Os líderes reunidos no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, vão debater esta quinta-feira o papel das florestas para combater as mudanças climáticas.
A chefe do Programa da ONU para o Desenvolvimento, Pnud, Helen Clark, vai abrir a sessão “Reduzir o Desmatamento Tropical Relacionado a Commodities Agrícolas”.
Conservação
Clark disse que “a conservação das florestas é crítica para a mitigação climática”. Segundo ela, essas regiões absorvem dióxido de carbono e fornecem uma variedade de serviços mas quando desmatadas se tornam fonte de emissões que causam o efeito estufa.
Segundo o Pnud, mais de 13 milhões de hectares de florestas são devastadas todos os anos, uma área que corresponde a três vezes o tamanho da Suíça. Essa ação contribui em até 20% das emissões de gases globais, ameaça o progresso econômico e o bem-estar humano.
Para Clark, a conservação é importante para manter 1,6 bilhão de pessoas que dependem das florestas para viver
Ela disse que lidar com o desmatamento pode resultar em várias vitórias, para o clima, para o desenvolvimento inclusivo e para o crescimento econômico. Outros beneficiados serão os pequenos agricultores e os povos indígenas.
Mas a chefe do Pnud afirmou que isso só será possível se todos os setores agirem em conjunto. Por isso, ela diz, manter todos os grupos engajados é crucial em Davos.
Ban Ki-moon
Helen Clark deu como exemplo o Fórum do ano passado quando os líderes decidiram avançar com uma cadeia de suprimentos originados de áres livres de desmatamento.
Segundo ela, só para citar um exemplo, o resultado pôde ser visto no aumento de mais de 90% do comércio de óleo de palma.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chega esta quinta-feira a Davos e discursa logo mais no Fórum Econômico Mundial.
* Publicado originalmente pela Rádio ONU.
(Rádio ONU)