Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de julho de 2013

EcoDEBATE - Boletim de 29 de julho de 2013


Boletim de atualização do Portal EcoDebate banner
 

Boletim de atualização do Portal EcoDebate

 
  
 

            Índice da edição nº 1.886, de 29/07/2013

 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2F208.jpg

Uma economia só é sustentável quando respeita os princípios da ecologia, artigo de Marcus Eduardo de Oliveira

Uma economia só é sustentável quando respeita os princípios da ecologia, artigo de Marcus Eduardo de Oliveira [EcoDebate ] Foi o mercado que formou o atual e devastador modelo econômico que, por se sustentar numa escala de produção crescente para "satisfazer" níveis de consumo exagerados, dilapida os principais serviços ecossistêmicos, exaurindo recursos ambientais acima da capacidade de regeneração do sistema ecológico.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fsites%2F_agenciabrasil%2Ffiles%2Fgallery_assist%2F23%2Fgallery_assist724687%2Fprev%2FABr07022013TMZ053.jpg

O clamor da juventude marginalizada no Brasil na Jornada Mundial da Juventude (JMJ)

O clamor da juventude marginalizada no Brasil na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) [Por Cristiano Morsolin, para o EcoDebate ] Sobre as recentes manifestações populares no Brasil, papa Francisco comentou que são justas e que seguem o Evangelho.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ebc.com.br%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2Fstyles%2Fconteudo_ckeditor%2Fpublic%2F999080_466932330070229_1198485627_n.jpg

Destruição do habitat contribui para ataques de tubarões em Pernambuco, dizem especialistas

Destruição do habitat contribui para ataques de tubarões em Pernambuco, dizem especialistas O governo de Pernambuco deve interditar áreas de praia com risco de ataque de tubarões até que sejam instaladas redes de proteção para os banhistas.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fnoticia.jpg

Areal devastado apresenta ótima recuperação após reflorestamento

Areal devastado apresenta ótima recuperação após reflorestamento Quase uma década depois de participarem do plantio de aproximadamente 150 mil mudas de leguminosas florestais em áreas de mineração de areia do polo produtor de Seropédica/Itaguaí, no Estado do Rio de Janeiro, os pesquisadores da Embrapa Agrobiologia, Alexander Resende e Eduardo Campello, retornaram ao local para analisar a atual situação.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fsolar7.jpg

Céu ainda nublado para a energia solar

Céu ainda nublado para a energia solar Em conferência promovida pelo ICH, ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende discute as possibilidades para o desenvolvimento da energia solar no país e a centralidade da implementação de políticas públicas de incentivo na área Um país tropical, abençoado por Deus e rico em energia por natureza - e que, por isso mesmo, deveria fazer mais para aproveitar um de seus mais preciosos recursos naturais: a luz do Sol.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fenergia-abr1.jpg

Empresas do setor elétrico ainda precisam amadurecer conceitos de sustentabilidade

Empresas do setor elétrico ainda precisam amadurecer conceitos de sustentabilidade Estudo da consultoria Keyassociados avaliou como as principais companhias brasileiras do setor tratam o tema As empresas do setor elétrico brasileiro ainda estão em fase de amadurecimento quando o assunto é sustentabilidade.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.dw.de%2Fimage%2F0%2C%2C15758199_303%2C00.jpg

Água de Fukushima que vazou no mar mantém os níveis radioativos do desastre de 2011

Água de Fukushima que vazou no mar mantém os níveis radioativos do desastre de 2011 Usina de Fukushima, após o desastre nuclear - Em 11 de março de 2011, o mundo soube da tragédia de Fukushima: um fortíssimo terremoto e um tsunami de grandes proporções, a que se seguiu a explosão de uma usina nuclear com todas as consequências de um acidente nuclear: a difusão de radioatividade, que permanecerá ativa durante anos, ameaçando muitas gerações.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fckfinder%2Fuserfiles%2Fimages%2FInfograficos%2F2013%2FDilemas-nanociencia.png

Tratada como revolução tecnológica, nanociência ainda necessita de regulamentação

Tratada como revolução tecnológica, nanociência ainda necessita de regulamentação Apontada como solução para muitos dos problemas da humanidade, a nanotecnologia ou nanociência enfrenta, ainda, dilemas como a regulação da área e o escasso conhecimento a respeito dos efeitos colaterais de novos materiais produzidos.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Flixao4.jpg

O lixo, seus dramas, caminhos possíveis, artigo de Washington Novaes

O lixo, seus dramas, caminhos possíveis, artigo de Washington Novaes [O Estado de S.Paulo ] Deveria ser de leitura obrigatória para administradores públicos e legisladores em todos os níveis - começando por governo federal, Congresso, governos estaduais, deputados, prefeitos, vereadores -, mas também para empresários e consumidores, o texto Gestão de resíduos sólidos para uma sociedade mais próspera, escrito pelo professor Ricardo Abramovay, do Departamento de Economia, e das pesquisadoras Juliana S.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fsites%2F_agenciabrasil%2Ffiles%2Fimagecache%2F300x225%2Fgallery_assist%2F24%2Fgallery_assist726704%2Fprev%2FABr260713MCA_6411%2520%25282%2529.jpg

Em encontro de culturas, índios e quilombolas debatem dificuldades de manter seus costumes

Em encontro de culturas, índios e quilombolas debatem dificuldades de manter seus costumes São Jorge (GO) - Durante o 13° Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, entre 19 e 27 de julho, na Vila de São Jorge, município de Alto Paraíso de Goiás, cerca de 70 lideranças de comunidades tradicionais do Cerrado trataram das dificuldades que enfrentam para manter preservados seus modos de vida e o ambiente que ocupam.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.cimi.org.br%2Fpub%2FDF%2Frelatorio2012.jpg

Indígenas entregam carta ao papa com denúncias de violência

Indígenas entregam carta ao papa com denúncias de violência Clique aqui e tenha acesso ao Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas - Dados 2012. Durante encontro entre o papa Francisco e setores da sociedade civil realizado neste sábado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um grupo de indígenas do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) entregou ao pontífice uma carta que denuncia a violência sofrida por diversas etnias.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.cimi.org.br%2Fpub%2FMS%2Ftumbacana.JPG

Parlamentares autores do PLP 227 foram financiados por empresas beneficiadas pelo teor do projeto

Parlamentares autores do PLP 227 foram financiados por empresas beneficiadas pelo teor do projeto Por Renato Santana, , de Brasília (DF), para o Cimi. Ao menos seis dos maiores grupos empresariais nacionais e estrangeiros da rede do agronegócio, mineração e da indústria de armamentos investiram R$ 1 milhão 395 mil nas campanhas eleitorais - 2010 - de nove dos 17 deputados federais que assinaram o PLP 227.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2F100.jpg

Trabalhadores são escravizados em obra do PAC no Maranhão

Trabalhadores são escravizados em obra do PAC no Maranhão Construtora Consulpan pagou mais de R$ 30 mil em verbas rescisórias. Audiência a ser realizada ainda em julho irá propor assinatura de TAC Uma inspeção do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Polícia Federal, resgatou 12 trabalhadores em condições análogas às de escravo na cidade de Bacabal (MA).
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.bbc.co.uk%2Fworldservice%2Fic%2F640x360%2Fworldservice%2Fassets%2Fimages%2F2013%2F07%2F25%2F130725103542_talidomida_brasil_640x360_bbc_nocredit.jpg

Talidomida continua a fazer vítimas no Brasil

Um estudo ao qual a BBC teve acesso exclusivo mostra que o uso da talidomida continua a causar defeitos físicos em bebês nascidos no Brasil. A polêmica droga é distribuída na rede pública para tratar pessoas com hanseníase - doença antigamente chamada de lepra, causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae, que ataca nervos periféricos e a pele.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 

Nenhum comentário: