Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de julho de 2013

EcoDebate - Boletim de 19/julho/2013


Boletim de atualização do Portal EcoDebate banner
 

Boletim de atualização do Portal EcoDebate

 
  
 

            Índice da edição nº 1.880, de 19/07/2013

 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2F214.jpg

Pegada Ecológica: e se eliminarmos os países ricos? artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Pegada Ecológica: e se eliminarmos os países ricos? artigo de José Eustáquio Diniz Alves [EcoDebate ] A Terra é um Planeta finito. Isto significa que os seres vivos possuem um espaço comum e delimitado para a sobrevivência conjunta. O crescimento exponencial de uma espécie significa a redução do espaço para a vida de outras espécies.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2F130719-02.jpg

UTI ambiental: contabilidade de água em pequenas bacias hidrográficas; artigo de Osvaldo Ferreira Valente

UTI ambiental: contabilidade de água em pequenas bacias hidrográficas; artigo de Osvaldo Ferreira Valente , publicado no dia quatro próximo passado, eu prometi que iria colocar números nas relações entre a bacia hidrográfica e o ciclo hidrológico.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fagri.jpg

Avanço do agronegócio no MT: riqueza excludente, por Lívia Duarte

Avanço do agronegócio no MT: riqueza excludente, por Lívia Duarte ] Há muito tempo a substituição do petróleo por combustíveis feitos com plantas é questionada. Apesar do discurso de ser esta uma alternativa contra o aquecimento global, agricultores, movimentos sociais e organizações da sociedade civil veem no campo os impactos desta produção.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fdesmat-imazon.jpg

Desmatamento na Amazônia Legal aumentou 437% em relação a junho de 2012

Desmatamento na Amazônia Legal aumentou 437% em relação a junho de 2012 O SAD detectou 184 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal em junho de 2013. Isso representou um aumento de 437% em relação a junho de 2012 quando o desmatamento somou 34 quilômetros quadrados.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.dw.de%2Fimage%2F0%2C%2C15767676_401%2C00.jpg

Código Florestal falha na proteção da mata brasileira, dizem especialistas

Em 17 de julho, Brasil comemorou Dia de Proteção das Florestas com lei considerada falha. Pesquisadores acreditam que a legislação não consegue conter o desmatamento e criticam atraso no cadastramento dos imóveis rurais. A data faz parte do calendário de comemorações do Ministério do Meio Ambiente: 17 de julho, Dia de Proteção das Florestas.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fdesmat4a.jpg

PGR questiona lei do MT que altera normas sobre reserva legal

PGR questiona lei do MT que altera normas sobre reserva legal De acordo a ação, norma amplia indevidamente as hipóteses em que o proprietário rural não precisará manter a reserva legal em seu imóvel A procuradora-geral da República em exercício, Sandra Cureau, propôs ao Supremo Tribunal Federal (STF) ação direta de inconstitucionalidade (ADI 5015), com pedido de medida cautelar (liminar), contra o artigo 12, inciso II, alínea b, da Lei Complementar nº 343/2008, do estado do Mato Grosso.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww2.camara.leg.br%2Fcamaranoticias%2Fimagens%2FimgNoticiaUpload1373644196752.jpg

Resíduos Sólidos: Apenas 3% do lixo produzido no País é reciclado

Resíduos Sólidos: Apenas 3% do lixo produzido no País é reciclado Brasil ainda desperdiça potencial de reciclagem A falta de gerenciamento correto dos resíduos sólidos representa desperdício anual de R$ 8 bilhões. Hoje 98% das latinhas de alumínio usadas no Brasil são recicladas.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fnoticia.jpg

Justiça determina que ICMBio promova regularização fundiária da Floresta Nacional do Itacaiunas

Justiça determina que ICMBio promova regularização fundiária da Floresta Nacional do Itacaiunas Tomada a pedido do MPF/PA, decisão também obriga a retirada de gado criado ilegalmente na unidade de conservação A Justiça Federal obrigou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a realizar a regularização fundiária da Floresta Nacional (flona) do Itacaiunas, no sudeste do Pará.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Feolica2.jpg

Energia Eólica: a caçada pelos ventos!

Energia Eólica: a caçada pelos ventos! "Uma viagem no rastro dos ventos da Serra Geral na Bahia poderia sugerir aventura, não fossem também rastros de devastação deixados pelos Parques Eólicos. Este vídeo-documentário faz esta viagem e revela o lado sujo da energia gerada dos ventos, decantada pela propaganda de governos e empresas como "energia limpa".
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fagrifam.jpg

Programa de Alimentação Escolar amplia consumo de produtos da agricultura familiar

Programa de Alimentação Escolar amplia consumo de produtos da agricultura familiar O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Governo Federal, abriu em 2009 um grande mercado de comercialização para a agricultura familiar. Há quatro anos, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional da Alimentação Escolar (FNDE) para a merenda nas escolas brasileiras, devem ser destinados à aquisição dos produtos da agricultura familiar.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Ftransg1.jpg

Monsanto renuncia a novos plantios de transgênicos na União Europeia

Monsanto renuncia a novos plantios de transgênicos na União Europeia A Monsanto renunciou a plantar novos grãos transgênicos na União Europeia diante das resistências de vários governos e grupos ecologistas e batalhará, ao invés disso, para importar alimentos OGM de regiões como América Latina ou Estados Unidos.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fckfinder%2Fuserfiles%2Fimages%2FInfograficos%2F2013%2FMapa-da-Viol%25C3%25AAncia-2013-Homic%25C3%25ADdios-e-Juventude-no-Brasil_ABR.png

Homicídios de jovens crescem 326,1% no Brasil, mostra Mapa da Violência 2013

Homicídios de jovens crescem 326,1% no Brasil, mostra Mapa da Violência 2013 A violência contra os jovens brasileiros aumentou nas últimas três décadas de acordo com o Mapa da Violência 2013: Homicídio e Juventude no Brasil , publicado ontem (18) pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), com dados do Subsistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fnota.jpg

Nota do Centro de Brasileiro de Estudos em Saúde: O SUS precisa de Mais Médicos e de Muito Mais!

Nota do Centro de Brasileiro de Estudos em Saúde: O SUS precisa de Mais Médicos e de Muito Mais! As manifestações de rua e as consequentes respostas governamentais têm gerado um intenso debate na sociedade sobre as políticas públicas, entre elas, as de saúde.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.dw.de%2Fimage%2F0%2C%2C16330006_303%2C00.jpg

Brasil é um dos últimos a oferecer vacina de graça contra HPV

Segundo o Inca, a estimativa é de que 17.540 casos novos de câncer de colo do útero apareçam até o fim de 2013. Mesmo assim, Brasil é um dos últimos países a adotar um programa de vacinação oferecido gratuitamente.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 


Nenhum comentário: