Relatório da ONU diz que São Paulo pode ser chamada de “cidade-região”
por Eleutério Guevane, da Rádio ONU
As Nações Unidas divulgaram, nesta quinta-feira, um relatório sobre a situação das cidades em todo o mundo.
No estudo, são avaliados índices de prosperidade, crescimento demográfico, segurança e outros aspectos do dia-a-dia de grandes centros urbanos.
Criminalidade
O relatório destaca o aumento demográfico de São Paulo e da Cidade do Cabo, na África do Sul, indicando que as duas metrópoles podem ser chamadas de “cidades-região”. Os dados estão no documento “Estado das Cidades do Mundo 2012/2013: A Prosperidade das Cidades”.
Para o Programa de Assentamentos Humanos da ONU, UN-Habitat, um outro motivo de preocupação são os altos níveis de criminalidade e desigualdades sociais.
Rico e Pobre
O Brasil, ao lado da Argentina e da África do Sul, é tido como um exemplo de casos extremos de disparidades. De acordo com o estudo, apesar de conseguir uma diminuição da distância entre ricos e pobres, o Brasil teria voltado a sofrer com o problema, nos últimos anos. Um cidadão rico, por exemplo, pode ganhar até 50 vezes mais que um considerado pobre.
Assim como cidades da China e da Turquia, os grandes centros urbanos brasileiros exibem um dos mais baixos índices de prosperidade de forma sólida.
Celulares
Especialistas, que compilaram o relatório, afirmam que para se chegar a um desenvolvimento equitativo, é preciso combater desigualdades sócio-econômicas e a degradação ambiental.
Mas o documento também traz boas notícias. Em grandes metrópoles latino-americanas como São Paulo, Santiago do Chile, Cidade do Panamá e Assunção, mais de 80% dos lares têm ao menos um telefone celular, aumentando a conexão móvel. Este setor, aliás, representa 1,7% do PIB regional, num total de US$ 82 bilhões em 2010.
Tráfego
O relatório da ONU sobre grandes cidades ressalta ainda o que chamou de “bolsões da prosperidade” ao citar condomínios fechados, onde vivem moradores das classes média e alta, protegidos da criminalidade. Segundo o UN-Habitat, a prática é uma espécie de “cidade em muros.”
Ao se referir ao tráfego, o documento afirma que se trata de “um grande problema ambiental”.
* Publicado originalmente no site Rádio ONU.
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