Powered By Blogger

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Espécie ameaçada

Governo estadual exige investigação nacional sobre a caça de rinocerontes na Índia

19 de fevereiro de 2013.

Por Noelia Gigli (da Redação – EUA)
 
O governo de Assam, no nordeste da Índia, pediu ao Indian Central Bureau of Investigation que investigasse a caça desenfreada de rinocerontes em diversas reservas florestais do minúsculo estado. Tarun Gogoi, ministro-chefe de Assam, há pouco assumiu esse compromisso pessoalmente, e o governo de Assam escreveu para o governo da União em Nova Deli solicitando uma sonda de alto nível.

2.500 rinocerontes em Assam
As reservas florestais de Assam contêm mais de 2.500 rinocerontes de um chifre, de uma população mundial de cerca de 3 mil, e grandes quantidades de animais selvagens raros. O Parque Nacional de Kaziranga, no centro de Assam, é o hotspot para os rinocerontes, mas tem sofrido cada vez mais com a caça furtiva no último ano ou dois. Os últimos 13 meses foram os piores, pois o parque perdeu cerca de 50 rinocerontes entre desastres naturais e caçadores furtivos. Os caçadores arrancaram mais de 25 chifres no período, depois de matar os animais.
O valor de um único chifre de rinoceronte no mercado internacional tem disparado. Muitas pessoas na China e no Vietnã acreditam, erroneamente, que o chifre carrega uma qualidade afrodisíaca e é uma cura para o câncer. O chifre de rinoceronte é feito de queratina, a mesma substância encontrada no cabelo humano.
Organizações de estudantes, partidos políticos da oposição e ONGs de animais selvagens têm protestado publicamente contra a incapacidade do departamento florestal do estado de proteger a vida selvagem. O Ministro-chefe Tarun Gogoi também foi alvo de alguns cidadãos irados por sua atitude insensível em relação à questão.

Oficiais florestais envolvidos?
Nature’s Beckon, uma ONG de Assam, alega que poucos funcionários da Assam Forest Department estão envolvidos no tráfico de chifres de rinoceronte. Soumyadeep Dutta, diretor da ONG, afirmou que alguns funcionários florestais corruptos estavam envolvidos na caça furtiva de rinocerontes. Ele manteve sua exigência de que a CBI investigue a segurança de todos os chifres de rinoceronte preservados pelo departamento após a recuperação dos mesmos.

Chifres de rinoceronte roubados dos armazéns do governo
“Nós suspeitamos de que a maioria dos chifres de rinoceronte preservados foi vendida no mercado ilegal por funcionários corruptos e que estão sendo substituídos com chifres falsos. Então, exigimos uma investigação de alto nível para que se verifique a autenticidade dos chifres”, acrescentou Dutta.
Os partidos da oposição do Estado criticaram Gogoi por sua “entrega” aos caçadores. Eles foram unânimes em suas opiniões sobre Gogoi ter feito o seu melhor para proteger seu ministro florestal.
O All Assam Students Union tem sido crítico do departamento florestal do Estado. Organizações de estudantes bloquearam a Estrada Nacional 37, junto ao Parque Nacional de Kaziranga, várias vezes para levantar suas vozes contra a caça ilegal.

Nenhum comentário: