Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Amazônia, Biodiversidade, CAR, Energia, Ferrovias, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas
Ano 15
07/01/2016

 

Direto do ISA

 
  Uma gincana cultural promovida pela Rede de Sementes do Xingu reuniu, em Canarana (MT), jovens indígenas e da área rural que, por meio de atividades culturais, trocaram aprendizados e experiências sobre a realidade e o futuro territorial da região do Xingu Araguaia Direto do ISA, 6/1.
  Estudo global com 26 mil usinas mostra que mais de 60% das hidrelétricas e 80% das termelétricas poderão ter restrições de operação por falta d’água e perda de capacidade útil entre 2040 e 2069. Do Observatório do Clima Direto do ISA, 7/1.
  
 

Povos Indígenas

 
  No sétimo dia da morte de Vitor Pinto, o menino kaingang, de 2 anos, degolado em Imbituba, cidade do litoral sul de Santa Catarina, houve missa em português, canto em guarani e protesto na delegacia. Mais de cem pessoas se reuniram no cenário do crime, a rodoviária da cidade. Vitor teve o pescoço cortado por um jovem na quarta-feira da semana passada. Matheus de Ávila Silveira, de 23 anos, foi preso após confessar o crime. O bebê indígena foi atacado no colo da mãe. Os pais de Vitor, Sônia da Silva e Arcelino Pinto, participaram do protesto na delegacia e exigiram justiça. "Se um indígena cortasse a garganta de uma criança branca o Brasil viria abaixo. Quero a mesma indignação pela morte do meu filho", disse Sônia OESP, 7/1, Metrópole, p.A14.
  
 

Energia

 
  O Ibama emitiu a segunda e principal licença de instalação do primeiro bipolo da linha de transmissão que interligará a hidrelétrica de Belo Monte com o Sistema Interligado Nacional. O empreendimento tem custo de R$ 4,2 bilhões e deve ser entregue em fevereiro de 2018. A licença aprova a construção das linhas de transmissão em corrente contínua de 800 quilowatts de Xingu (PA) a Estreito (SP). A licença, na prática, permite o início das obras. Entre as condições impostas pelo Ibama para emissão da licença estão 22 ajustes no traçado da linha de transmissão, que ainda serão avaliados pela empresa Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE) O Globo, 7/1, Economia, p.18.
  
 

Mudanças Climáticas

 
  As mudanças climáticas podem tornar escassos alguns itens básicos da nossa dieta. Períodos de seca e ondas de calor causaram perdas de 10% na produção agrícola do mundo, segundo um estudo realizado em 177 países e publicado, ontem, pela revista "Nature". O milho, o arroz e outros cereais estão entre os alimentos mais ameaçados. Os esforços para mantê-los nas refeições da população exigirão investimentos em transformação genética de espécies e na dessalinização da água do mar, afirmam os responsáveis pela pesquisa. Em 2.800 eventos extremos registrados entre 1964 e 2007, três bilhões de toneladas de produtos agrícolas foram perdidos em decorrência de períodos de seca e temperaturas elevadas O Globo, 7/1, Sociedade, p.21.
  
 

Ferrovias

 
  Os canteiros das três principais frentes de obras tocadas pela estatal Valec - a Extensão Sul da Ferrovia Norte-Sul e dois trechos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) - encolheram mais de 80% ao longo do ano e seguem hoje quase paradas. As obras voltaram a ter seu cronograma revisto. O trecho da Fiol de Ilhéus a Caetité, na Bahia, já teve 70,1% de suas obras concluídas. O término dos trabalhos foi previsto inicialmente para dezembro de 2012. Agora, estima-se que o trabalho seja concluído somente em dezembro de 2017. Já a Extensão Sul da Ferrovia Norte-Sul, entre Ouro Verde (GO) e Estrela D'Oeste (SP), que deveria estar pronta desde março de 2009, tem previsão de ser concluída apenas em dezembro de 2016 O Globo, 7/1, Economia, p.17.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: