Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Manchetes Socioambientais - 3/janeiro/2013


Reservatórios do Nordeste caem abaixo do nível crítico e acendem sinal de alerta
Os reservatórios do Nordeste terminaram o ano de 2012 abaixo do limite de segurança para o abastecimento do mercado. De acordo com relatórios do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a capacidade de armazenamento das usinas da região fechou o mês de dezembro em 32,2%. O limite mínimo estabelecido era de 34%. No sistema Sudeste/Centro-Oeste, a situação não é muito diferente. As hidrelétricas encerraram o ano com uma reserva média de água de 28,8% - apenas 0,8 ponto porcentual acima da curva de aversão ao risco. O nível de armazenamento é semelhante ao de 2000 (28,52%), antes de o governo federal ser obrigado a decretar o racionamento de 2001. Desde o final de outubro, todas as térmicas existentes no País (sejam a óleo combustível, diesel, carvão ou gás) estão em operação - OESP, 3/1, Economia, p.B1.

Governo quer fiscalização mais rígida nas empresas de energia
O governo vai rever procedimentos e aprimorar a fiscalização das subestações do sistema de transmissão de energia elétrica para evitar que apagões como os que atingiram o País nos últimos quatro meses do ano voltem a ocorrer. As mudanças, resultado da operação pente-fino, vão deixar mais claras as responsabilidades das empresas e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), cobrar relatórios mais objetivos, resolver problemas de comunicação entre os sistemas das companhias e exigir equipes 24 horas por dia nas subestações mais importantes. "Verificar da forma como fazíamos não impediu que houvesse um problema no sistema. Então, vamos incluir determinadas rotinas no processo de fiscalização", afirmou o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner - OESP, 3/1, Economia, p.B1.


Geral

Metano diminui vantagem de gás natural
A comunidade científica americana acendeu novamente o alarme contra as emissões de metano registradas em campos de petróleo e gás. O tema volta à pauta em meio às discussões sobre os benefícios ambientais (menos emissões de gases-estufa) trazidos pelo aumento da produção de gás natural. Os pesquisadores, em colaboração com a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (Noaa) e a Universidade do Colorado, manifestaram primeiramente sua preocupação em fevereiro do ano passado, com um estudo destacando que 4% do metano produzindo em um campo próximo a Denver, capital do estado do Colorado, escapava para a atmosfera. Se o metano estiver vazando em taxas semelhantes em campos semelhantes no resto do país, o dano ambiental neutralizaria as conquistas obtidas no combate às mudanças climáticas trazidas pelo abandono crescente do uso de carvão para a geração de eletricidade - O Globo, 3/1, Ciência, p.27.

Rio cobra taxa para visita em áreas de conservação
A Secretaria do Ambiente (SEA) do Rio de Janeiro se prepara para restringir e cobrar pelo acesso a algumas localidades turísticas do Estado. Lei publicada na semana passada no Diário Oficial traz as regras criadas para limitar a circulação de pessoas em áreas de conservação. As primeiras a adotarem o sistema serão o recém-criado Parque Estadual da Pedra Selada e a Estrada Parque Visconde de Mauá, na região do Vale do Paraíba. "O limite e o pagamento não são somente para o parque, mas para uma região. Mesmo quem não entrar no Parque da Pedra Selada vai ter restrição para usar a estrada-parque", afirmou o secretário Carlos Minc. A justificativa é prevenir impactos ambientais negativos da visitação desordenada. Há planos para restringir o acesso à Ilha Grande, à estrada Paraty-Cunha, que leva ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, e ao Parque do Desengano, no norte - OESP, 3/1, Vida, p.A11.

Quilombolas fazem protesto contra Marinha ao lado de retiro de Dilma
Moradores da Comunidade Quilombola de Rio dos Macacos, que fica ao lado da Base Naval de Aratu, em Salvador, aproveitaram a presença da presidente Dilma Rousseff nas instalações da Marinha para protestar, ontem cedo, contra atos de violência que dizem estar sofrendo por parte dos moradores da base. O grupo se reuniu na Praia de São Tomé de Paripe, ao lado do muro que separa o local da Praia de Inema - à qual só têm acesso os militares. A Comunidade de Rio dos Macacos é alvo de disputas entre os moradores e os militares desde a década de 1960, quando a Prefeitura de Salvador fez a doação da área da base para a Marinha - OESP, 3/1, Nacional, p.A6; FSP, 3/1, Poder, p.A7.

Caixa volta a suspender crédito para MRV
Pela segunda vez em seis meses, a construtora MRV tem suspensos financiamentos concedidos pela Caixa por entrar na lista do Ministério do Trabalho de empregadores que contratam em condições análogas à escravidão. O principal foco da MRV são os imóveis de perfil econômico, cobertos pelo programa habitacional do governo Minha Casa, Minha Vida. De acordo com a Caixa, não serão avaliados novos empreendimentos da construtora até que a companhia saia do cadastro do ministério. Os contratos já em vigor continuam valendo. É possível ainda que o Banco do Brasil, também público, suspenda os financiamentos, embora não forneça detalhes sobre o assunto - FSP, 3/1, Mercado, p.B2; OESP, 3/1, Negócios, p.B9; O Globo, 3/1, Economia, p.24.

*********************************************

FONTE : Manchetes Socioambientais - Boletim de 3/janeiro/2013.

Nenhum comentário: