Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O SUBMUNDO DOS CATADORES DE LIXO DE SANTA MARIA - Carlos Costabeber

Há muito tempo o LIXO é um assunto que muito me preocupa, notadamente a parte dos residuos recicláveis - e até mesmo do LIXO ORGÂNICO (que representa 50% do total), que deixa de ser aproveitado como fertilizante.
O Brasil, por razões estruturais e culturais, está muito atrasado nessa questão. Estima-se que metade do lixo coletado no País vai parar em depósitos considerados inadequados, por ser muito mais prático e "econômico" (uma economia burra).
Em razão da falta de politicas públicas para esse segmento, a maioria absoluta dos municipios enfrenta problemas de dificil solução.
E um deles, levou ao surgimento de uma "profissão" infame: os CATADORES DE LIXO.
Se por um lado a falta de uma razoável estrutura para a coleta do lixo reciclável tem gerado uma "economia de sobrevivência", por outro, os prejuizos são bem maiores. Parcerias públicos-privados estão previstas no novo Plano Nacional de Residuos Sólidos, e que além de resolver grande parte dos problemas, irá permitir que os catadores deixem as ruas, e constituam cooperativas devidamente legalizadas.
Sofremos em ver essa gente rodando pela cidade com suas carroças ou com seus carrinhos de mão, tomando de assalto as lixeiras e rasgando os sacos plásticos, atrás de material que possa se transformar em um pouco de dinheiro.
Sob o rigoriso frio do inverno, ou sob o escaldante sol do verão, familias inteiras se dedicam à essa rotina miserável.
Depois "do serviço feito", ainda tem de enfrentar um longo e penoso retorno às vilas ou moram (moram ?????).
O passo seguinte, é a venda do material às empresas especializadas, que os enviam para as indústrias na Grande Porto Alegre.
Entretanto, com a proliferação desses catadores, surgiu uma figura nova nessa triste cadeia logistica: O ATRAVESSADOR. Assim, em cada vila ou região da cidade, surgiram pessoas que passaram a comprar dos catadores, para depois fazer a venda para empresas locais ou de outras cidades (nesse caso, a Prefeitura não arrecada imposto algum).
Aproveitando a ignorância e a humildade desses catadores, eles (os intermediários) ganham dinheiro, se aproveitando dessa situação. Com isso, se criou um "submundo", que reduz ainda mais os ganhos, já tão pequenos, dessa gente que vive miseravelmente do lixo gerado em nossas casas.
A Prefeitura, que já faz um bom trabalho ambiental,deveria conhecer mais de perto essa situação, para poder desenvolver um sistema muito mais abrangente. A qualidade de vida da população santamariense, e a possibilidade de oferecer maior dignidade aos nossos catadores de lixo, deve ser uma meta a ser buscada pela comunidade como um todo.
Escrevo isso com boa dose de indignação, ao ver o quanto ainda temos de avançar. Pessoalmente vejo que a população está disposta a colaborar com a coleta seletiva de residuos em suas residências. Mas por melhor que sejam as intenções, ainda acabamos mandando tudo para a lixeira comum.

**************************************

FONTE : Carlos Costabeber, professor da UFSM, Santa Maria, RS.

Nenhum comentário: