Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Evolução da Gestão Ambiental - Roberto Naime


Evolução da Gestão Ambiental

[EcoDebate] A gestão ambiental no Brasil evoluiu em fases e existe até um certo consenso sobre esta evolução.
Corazza (2003) faz uma análise da evolução da gestão ambiental com as seguintes seqüenciamento:
- década de 70, criação do cargo ligada a área ambiental;
- década de 80, as empresas trabalham nos programas internos de prevenção e proteção ambiental;
- década de 90, inicio de uma integração da gestão ambiental junto aos seus processos organizacionais.
Desta forma Corazza procura mostrar a própria evolução dos conceitos dentro das empresas, juntamente com a própria evolução dos modelos de gestão das organizações.
Barbieri (2007) define o meio ambiente reflete o nosso dia com a interação com ele. O prefixo latino Ambi significa ao redor, desta forma meio ambiente mostra a idéia de um lugar que esta em volta do homem sem, contudo, incluí-lo. No sentido geral meio ambiente como condição de existência de vida, envolve a biosfera e estende-se muito além dos limites em que a vida é possível.
Rohrich e Cunha (2004) definem o termo de gestão ambiental como um conjunto de políticas e estratégias administrativas e operacionais que buscam atender a legislação na área da saúde e a segurança das pessoas e a prevenção do meio ambiente.
Faucheux (1997) identificam dois conjuntos de razões estratégicas que explicam a integração da gestão ambiental pelas empresas: as defensivas e as proativas. Quando se trata das estratégias defensivas, o meio ambiente é encarado como uma restrição suplementar às atividades da empresa. Quando se trata das estratégias proativas, o meio ambiente é encarado como elemento de competitividade extra-custos.
Para Corazza(2003) a integração da gestão ambiental nas organizações devem ocorrer:
- através da integração matricial;
- através do diagnostico do mecanismo de transformação das estruturas das organizações podem influenciar positivamente no seu desempenho ambiental;
- através da permanência do envolvimento efetivo das partes interessadas.
Desta forma a relação do homem com o seu meio ambiente apresenta questões de como ele deve construir as suas condições de vida e quais são os reflexos das opções econômicas adotadas em cada país (Seiffert, 2010).
Atualmente a evolução mais aproximada dos conceitos de meio ambiente incluem o homem e são basicamente antropocêntricas, relacionando o conjunto de resultados entre as interações possíveis entre meios físico (rochas, solos, águas superficiais e subterrâneas, geomorfologia e climas), biológico (flora e fauna) e o próprio meio antrópico ou sócio-econômico, que atende pelo conjunto de atividades realizadas pelo homem, cuja listagem é quase infinita.
CORAZZA, R.I. Gestão Ambiental e mudanças da estrutura organizacional, RAE-eletrônica, v. 2, n. 2, jul-dez/2003.
BARBIERI, J.C. Gestão ambiental empresarial, São Paulo, Saraiva, 2007.
ROHRICH, S. S.; CUNHA, J. C. A proposição de uma taxonomia para a análise da gestão ambiental no Brasil. Revista de Administração Contemporânea, v. 8, n. 4, p. 86-95, 2004.
FAUCHEUX, S.; HAAKE, J.; NICOLAÏ, I. Implications de la mondialisation économique sur La relation environnement-entreprises. Rapport de Recherche: C3ED/DGAD/SRAE n° 95285, 1997.

******************************************

FONTE : Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.
EcoDebate, 29/11/2012

Nenhum comentário: