Durante o encontro alguns temas importantes já foram debatidos. Os líderes concluíram que dois países altamente poluidores, EUA e China, mantêm seus padrões de economia no formato do século 20, baseado no capitalismo e na indústria.
Assim, os representantes que participam da cúpula concluíram que é necessário que os países da América Latina coloquem em prática ações individuais com o intuito de se tornarem mais sustentáveis. Os modelos aplicados devem ser independentes de ações políticas internacionais.
Entre as estratégias apontadas para a redução nas emissões de gases de efeito estufa, um dos temas mais discutidos está relacionado ao transporte. Um dos exemplos citados foi a cidade de Vancouver, no Canadá, que conseguiu reduzir em 30% as emissões através da redução do uso de veículos privados.
O encontro será encerrado nesta quarta-feira (21) com a esperança de que seja construída uma “Rede de Cidades Sul-Americanas”, que potencialize o diálogo entre os países e a criação de projetos por um bem comum. A cidade brasileira representada na cúpula é o rio de Janeiro, que conta com a participação do vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz. Com informações do Terra.
**********************************
FONTE : * Publicado originalmente no site CicloVivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário