Powered By Blogger

domingo, 2 de novembro de 2008

RIO CUBATÃO, UM MANANCIAL EM PERIGO !



A degradação do rio Cubatão está pondo em perigo o abastecimento de água da Grande Florianópolis. Principais culpados : desmatamento, erosão das margens,ocupação humana e poluição. Menos da metade da mata ciliar ainda existe, exatamente a parte da mata que que está situada dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Na Bacia do Cubatão a fauna apresenta diversas espécies ainda, tais como : cascudo, mussunga, papa-terra, piava,peixe-cão,viola, anta, biguá, cutia, cão-do-mato,lontra, gato-d0-mato, porco-do-mato,saracura,tatu, etc...
Mas existentem espécies ameaçadas de extinção na fauna : jundiá, peixe-aipim,camrão-de-água-doce,peixe-galo,unheiro,aracuã,jacutinga,mão-pelada,tamanduá, tiuriva e tucano.
Os moradores antigos da região testemunham o desaparecimento de muitos córregos e cachoeiras. O empreendimento "Termas do Tabuleiro", uma rede árabe de hotéis, foi licenciada para ser construída na região. Usinas termelétricas também estão esperando licenciamento para ser construídas naquela zona.
Os ambientalistas temem pela região e pelo fim do rio Cubatão.
O que seria um desastre para o meio ambiente de Florianópolis.

Nenhum comentário: