Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de setembro de 2015


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amazônia, Biodiversidade, Energia, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas
Ano 15
17/09/2015

 

Direto do ISA

 
  A Associação Terra Indígena do Xingu (Atix) está comemorando 20 anos de sua criação. As etnias que a compõem estão reunidos, neste momento, no Parque Indígena do Xingu, para comemorar e discutir os desafios para os próximos anos. Confira algumas imagens marcantes da história dessa organização tão importante para os povos indígenas do Brasil central Direto do ISA, 17/9.
  Países ricos reiteram compromisso de transferir US$100 bilhões anuais aos países pobres para combater mudança climática, mas ainda não há definição sobre como e quando isso será feito -Direto do ISA, 16/9.
  
 

Amazônia

 
  A forte redução do desmatamento que ocorreu na Amazônia nos últimos dez anos teve efeito positivo também na saúde. É o que aponta estudo realizado por pesquisadores da Inglaterra, dos Estados Unidos e Brasil publicado ontem no periódico Nature Geoscience. Se a perda florestal foi menor, significa que houve menos queimadas e, portanto, menos fumaça contendo material particulado e outros poluentes prejudiciais à saúde. Os autores concluíram que, com menos queimadas, diminuiu em até 30% a camada de fumaça. Com isso, de 400 a 1.700 mortes podem estar sendo evitadas anualmente na América do Sul. A abrangência do benefício se dá porque a fumaça, que é gerada principalmente no sudoeste da Amazônia (arco do desmatamento), se transporta junto com vapor d'água para todo o continente OESP, 17/9, Metrópole, p.A18; O Globo, 17/9, Sociedade, p.29.
  "Aproveitar o ciclo hidrológico da Amazônia para gerar proteína de qualidade, com tecnologia avançada, acaba de se tornar realidade. E o consumidor ganha acesso a produtos de alto apelo gastronômico - do pirarucu ao tambaqui - até hoje reservados a pequenos nichos. A base é um investimento local em liderança tecnológica. O parque industrial instalado no Acre atinge neste primeiro ano a produção de 3 mil toneladas, com previsão de 20 mil até 2017. A novidade abrange também o modelo do investimento no empreendimento, batizado de Peixes da Amazônia, uma pioneira mistura de empresariado local, fundo de investimento privado, investimento público e participação cooperativa de parte dos produtores", artigo de Roberto Smeraldi OESP, 17/9, Paladar, p.D2.
  
 

Mudanças Climáticas

 
  O Inpe está desenvolvendo cenários de mudanças climáticas para a região Sudeste da América do Sul com uma resolução de 5 quilômetros. Com esse nível de resolução, os pesquisadores conseguem um detalhamento maior dos impactos que as mudanças climáticas podem provocar na temperatura e no regime de chuvas de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2014 os pesquisadores do Inpe já haviam feito simulações com resolução de 20 km sobre as condições climáticas na América do Sul e Central no período de 1961 a 2100. As simulações indicam um aumento no número de eventos severos de seca na região central e Sudeste do país e das chuvas no sul Valor Econômico, 17/9, Brasil, p.A4.
  
 

Biodiversidade

 
  Uma nova pesquisa descreveu oito novas espécies de sapo no Sul do país. Os bichos do gêneroBrachycephalus surpreendem pelo tamanho: chegam a medir menos de um centímetro. Eles disputam com outras duas espécies de sapos, de Cuba e da Papua Nova Guiné, que têm entre 8 mm e 10 mm, o título de menores sapos do mundo. Há ainda um sapo fluminense que pode chegar a 7 mm. Os bichos de Santa Catarina e do Paraná foram descobertos pelo biólogo Luiz Fernando Ribeiro. As novas espécies foram encontradas em montanhas com altitudes entre 800 metros e 1800 metros FSP, 17/9, Ciência, p.B9.
  
 

Poluição do Ar

 
  A poluição do ar provoca 3,3 milhões de mortes prematuras anuais, o equivalente a seis vítimas por minuto, revelou estudo inédito publicado ontem na revista "Nature". O levantamento serve de alerta para agências de saúde pública em todo o mundo, pois, segundo projeções, o número pode dobrar até 2050 caso medidas não sejam tomadas. Partículas microscópicas em suspensão se instalam nos pulmões quando inaladas e são responsáveis por graves problemas cardíacos e respiratórios, que matam mais pessoas prematuramente que a Aids e a malária combinadas. Apenas a China e a Índia concentram cerca de dois milhões de vítimas fatais da poluição O Globo, 17/9, Sociedade, p.29.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: