torneira 300x234 Pequenos cuidados na rotina evitam o desperdício de água
Uma torneira pingando pode chegar a um desperdício de 46 litros de água por dia. Foto: sesshudesign.com
Uma torneira pingando pode chegar a um desperdício de 46 L de água por dia. A água está presente em todos os organismos vivos e é essencial para os seus metabolismos, prova disso é que o ser humano não consegue privar-se de água por mais de 48 horas.
Logo, ter água para a satisfação das necessidades biológicas é essencial para a vida, mas nem por isso, o homem pára de desperdiçá-la. A guerra pelo petróleo já é uma realidade. Toda vez que os países da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) fecham as “torneiras”, é um rebuliço mundial. A economia no planeta sofre reflexos imediatos, e todos nós sentimos no bolso na hora de abastecer os veículos.
No futuro, diversos especialistas atentam para uma nova guerra, cujo objetivo será a água. Por isso, é fundamental economizar os recursos hídricos, começando com simples ações dentro de casa.
Uma pessoa que escova os dentes em cinco minutos com a torneira aberta, pode gastar 12 litros de água. No entanto, se a escova for molhada, e a torneira fechada na sequência, a economia gira em torno de 11,5 litros de água.
Ao fazer a barba em cinco minutos, com a torneira aberta, pode-se gastar até 12 litros de água. Porém, muita água seria economizada usando a pia como um “tanque”. O mesmo pode ser feito para higienizar as mãos. Assim, é possível economizar cerca de dez litros de água.
Um banho de 15 minutos, com o registro totalmente aberto, consome 135 litros de água, mas desligando o chuveiro enquanto a pessoa se ensaboa, esse consumo pode cair para 45 litros.
E que tal reutilizar a água usada na lavagem de roupas, para a limpeza do quintal? Mudar os hábitos é somente vantagem para sua conta de água no final do mês. Mas, no final, todos ganham. Com informações do “Os dez mais”.
* Publicado originalmente no site CicloVivo.