Já está disponível, no site da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), a edição especial da Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental (REMEA), do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA), trazendo os resultados dos debates o evento integrado V CPEASul / IV EDEA, que buscou “congregar pesquisadores de instituições do Sul e de outras regiões do Brasil, além de países como o Uruguai, a Argentina e o Chile”, conforme informa o seu editor Vilmar Alves Pereira.
Segundo Pereira e os demais membros da REMEA, sua Editora Adjunta, Paula Corrêa Henning e os Bolsistas Assistentes da REMEA, Jacqueline Carrilho Eichenberger e Jusélia Paula da Silva, “os artigos destacados para essa Edição Especial da REMEA, apresentam algumas leituras que contribuem para uma reflexão sobre as principais temáticas discutidas pela Educação Ambiental no Brasil e América Latina.
Nela encontramos o artigo dos integrantes do CEA, intitulado A economia verde na Rio+20: (re) produção ou superação da crise ecológica, de autoria de Antonio Soler, Eugênia Dias e Cintia Barenho, o qual “sustenta que a visão hegemônica antropocêntrica, traduzida numa postura política, filosófica e ética, na qual não só a humanidade está apartada da natureza, mas esta é desprovida de valor e de direitos, salvo se resultar em utilidade para aquela, leva a crise ecológica.”
Além do artigo do CEA edição especial da REMEA traz os seguintes artigos:
- A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos (as) de pedagogia na Amazônia, de Marilena Loureiro da Silva;
- Rio + 20: “política espetáculo”, de Caio Floriano dos Santos;
- Ciudadanía ambiental: ¿desafío, herramienta o compromiso ético para la educación ambiental?, de Laura Barcia Rivera;
- Percepção e ambiente: aportes para uma epistemologia ecológica, de Isabel Cristina de Moura Carvalho e Carlos Alberto Steil;
- Educação ambiental portuária: trajetórias educativas da companhia docas do Pará (terminal petroquímico de Miramar) em Belém/ Pa, de Alexandre Rodrigues da Silva Nunes, Marilena Loureiro da Silva e Maria Ludetana Araújo,
- A inserção da educação ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar a ação educativo-comunitária como compromisso político-ideológico, de Marília Andrade Torales;
- Anotações sobre a “Rio + 20” e a educação ambiental ecomunitarista, de Sírio Lopez Velasco.
A REMEA ainda aborda outros temas:
- Uma leitura sobre o projeto pedagógico do PPGEA/ FURG: construindo este diálogo, de Thaís Oliveira Nabaes e Cleuza Maria Sobral Dias; e
- Motivações teóricas para compreender o NEMA – Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental – como espaço potente na constituição de intelectuais orgânicos, de Carla Valeria Leonini Crivellaro, Danilo Giroldo.
A REMEA mais uma vez traz a contribuição de diferentes saberes e práticas que compõem a Educação Ambiental – EA como campo do conhecimento e pode ser acessada aqui
************************************************************************************************
FONTE : Boletim do Centro de Estudos Ambientais de 28/3/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário