Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PORTO ALEGRE : Pacto para a gestão das águas

 

Luiz Corrêa Noronha<br /><b>Crédito: </b> VINÍCIUS RORATTO
Luiz Corrêa Noronha
Crédito: VINÍCIUS RORATTO

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes/RS) realizou ontem uma palestra com o engenheiro Luiz Corrêa Noronha, assessor da Agência Nacional de Águas (ANA). Com o tema "Pacto Nacional para a Gestão das Águas", Noronha anunciou que a discussão do pacto está em fase preliminar. "Cada um dos representantes dos 27 estados brasileiros será chamado para negociar cada ponto dos documento", disse. Segundo ele, na Carta de Brasília, elaborada em 2011, a ANA firmou compromisso com os secretários de recursos hídricos ou de meio ambiente dos estados sobre a elaboração de propostas.

"O pacto é uma tentativa de melhorar a gestão nacional da água. Não tem como fazer gestão integrada sem a participação dos estados", argumentou. Durante a palestra, a presidente da Abes/RS), Nanci Benigni Giugno, anunciou o tema da Semana da Água: "Para onde vai a água que usamos?". As atividades serão realizadas na semana entre os dias 29 de setembro a 6 de outubro. Estão previstos eventos sobre importância, cuidados e normatização do uso da água.

Tanto a XIX Semana Interamericana como a XII Semana Estadual da Água vão se propor a trabalhar questões do uso e destinação da água, que foram definidas pelo Plano Estadual de Recursos Hídricos: doméstico, para criação de animais, para a irrigação e a indústria.

***********************

FONTE : CORREIO DO POVO,  http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=316&Caderno=0&Noticia=453021



Nenhum comentário: