Powered By Blogger

sábado, 18 de agosto de 2012

SÃO LEOPOLDO, RS : Museu abriga acervo sobre história do rio

Casa às margens do Sinos contará ainda trajetória do movimento ambiental

Artistas pintaram o trajeto do manancial de sua nascente até São Leopoldo<br /><b>Crédito: </b> stephany sander / especial/ cp
Artistas pintaram o trajeto do manancial de sua nascente até São Leopoldo
Crédito: stephany sander / especial/ cp

Será inaugurado amanhã, em São Leopoldo, o Museu do Rio. A antiga casa, localizada na Rua da Praia, às margens do Rio dos Sinos, vinha sendo restaurada desde o início do ano para abrigar fotos, vídeos e documentos sobre o manancial e a história dos movimentos ambientais da cidade. O prédio ainda será sede do Centro Roessler de Recursos Hídricos e Educação Sanitária Ambiental, onde haverá cursos e palestras. "Será um museu interativo, espaço para conhecer a história do nosso Rio dos Sinos, desde a chegada dos alemães até a atualidade, e servirá para pesquisa também'''', disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Darci Zanini.

Tombada pelo patrimônio cultural do município, a casa, construída em 1860, abrigava o antigo cais de São Leopoldo e está inserida no sítio de preservação do rio. Por meio de lei municipal, criou-se projeto de revitalização da margem do Sinos, junto com a Ponte 25 de Julho, o Castelinho e o Clube Humaitá.

O museu fica ao lado da Secretaria do Meio Ambiente e, no muro que divide as entidades, artistas do grupo Arte 15 pintaram o trajeto do manancial desde a sua nascente, em Caraá, até a chegada em São Leopoldo. A restauração foi possível por meio de parcerias entre a prefeitura, o Serviço Municipal de Água e Esgotos e empresários do município. Os investimentos são de R$ 450 mil.

************************

FONTE : CORREIO DO POVO, ANO 117 Nº 322 - PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 17 DE AGOSTO DE 2012

2 comentários:

Bárbara disse...

... É realmente nescessário São Leopoldo ter um Museu do Rio...Amigos é só pararmos para ver oque esta acontecendo nas margens do mesmo...Pelo visto é assim mesmo,... desmatasse aqui, mostra-se uma obra do metro qui e assim vai, sem falar claro das empresas que jogam seus poluentes e devastam tambem sa margens do rio pelo Vale dos Sinos.E oque nos resta??? É obvio, fazer um MUSEU para contar que aqui ja houve um rio..é bom saber que para um grupo de pessoas algo ainda é possivel...E vç? fará algo ? Ou apreciaremos um museu de algo que já existiu? Desta forma irmãosem um futuro proximos estaremos vendo um museu doque foi NOSSO PLANETA TERRA!

Bárbara Samsara disse...

E caro amigo, casa não esteja no Rio Grande do Sul, e não queira postar meu comentário achando que estou blasfemando contra a cidade posso te enviar foto do desmatamento bem na ponte da cidade nas margens do rio...
Grata:
Bárbara.