Powered By Blogger

sábado, 18 de agosto de 2012

ERECHIM, RS : Árvore-símbolo do município é o ipê

Florada dos ipês é atração

Paisagem é de primavera em diversos pontos da área urbana<br /><b>Crédito: </b> RODRIGO FINARDI / ESPECIAL / CP
Paisagem é de primavera em diversos pontos da área urbana
Crédito: RODRIGO FINARDI / ESPECIAL / CP
Paisagem é de primavera em diversos pontos da área urbana.
Com o clima mais ameno, Erechim começa a ser tomada por flores e plantas ornamentais. O ipê, a árvore-símbolo do município, ganha destaque por sua imponência, beleza e grande número. Considerada uma das mais belas espécies florais urbanas, floresce de julho a setembro e já pode ser vista em vários pontos, como na avenida 15 de Novembro e na rua Washington Luiz. Mais de 2 mil mudas foram plantadas na cidade.

A espécie se adaptou muito bem ao clima erechinense e pode ser encontrada desde a área central até os bairros. Da Praça da Bandeira, no centro da cidade, em direção à avenida Maurício Cardoso, a maioria dos ipês é da cor rosa. Já o amarelo impera ao longo da avenida Sete de Setembro. A engenheira-agrônoma Halina Kluch, que é responsável pelo setor de Arborização e Paisagismo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ressalta que o objetivo é trocar a tendência de monocultura paisagística pelo resgate de espécies da flora rio-grandense. Assim, podem ser encontrados na área urbana, além do ipê, quaresmeira, azaleia, jabuticabeira-do-mato, jacarandá, corticeira-da-serra, grápia, cabriúva, cerejeira, pitangueira, umbu e sete-capotes, entre outras.

A agrônoma explica que, em 2009 e 2010, foi feita a recuperação de todos os canteiros da avenida Sete de Setembro. Em janeiro deste ano, seguiram-se obras na praça Boleslau Skorupski e, entre fevereiro e março, na Praça da Bandeira. Nesta área de lazer, houve também a retirada de oito ligustros, que, por estarem em condições muito ruins, oferecendo riscos à população, foram substituídos por mudas de árvores nativas, segundo Halina. Agora, estão sendo finalizados os trabalhos de recuperação dos canteiros centrais da Maurício Cardoso, a principal avenida da cidade, e troca dos bancos de madeira por outros de madeira ecológica, com os pés mais reforçados e de um mesmo padrão.

Conforme a agrônoma, mais de 30 espécies ornamentais serão plantadas nos canteiros da Maurício Cardoso. Entre elas, estão lírio-amarelo, agapanto, alfazema, íris germânica, grama-preta, jasmim, primavera e ave-do-paraíso. As próximas vias que receberão melhorias paisagísticas são as avenidas Pedro Pinto de Souza e Tiradentes.

*********************

FONTE : CORREIO DO POVO, ANO 117 Nº 321 - PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 16 DE AGOSTO DE 2012

Nenhum comentário: