Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Steps leva treinamento em Bem-Estar Animal à região Nordeste do país

Com mais de 800 profissionais capacitados em 2012, e mais de 5 mil pessoas treinadas desde o seu início, em 2009, o Programa Nacional de Abate Humanitário – Steps finaliza hoje, dia 16/08, o primeiro treinamento na região Nordeste do Brasil em 2012. Com aproximadamente 250 inscritos - dentre profissionais de frigoríficos, Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura, Inspetores estaduais e municipais, autônomos que atuam na parte de fiscalização e docentes de graduações relacionadas a animais de produção -, o curso tem a duração de três dias e acontece na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
“É muito importante para o Programa Steps atender demais regiões do Brasil, principalmente as regiões norte e nordeste onde podemos proporcionar e facilitar a troca de experiências trazidas do sul e sudeste. O bem-estar animal é muito amplo e genérico para ser aplicado de forma igual em todos os estados. Devemos nos atentar às necessidades específicas de cada região para alcançarmos os melhores níveis de bem-estar e o resultado que almejamos. O Brasil está de parabéns pela grande evolução no tema, graças à importância que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e os frigoríficos têm dado à respeito”, afirmou José Rodolfo Ciocca, Gerente do Steps.


Equipe avança pelo país e participa de Congresso no Uruguai

Equipe WSPA na América Latina e Temple Grandin
Este ano, o Steps ofereceu cursos e treinamentos em frigoríficos dos Estados do Pará, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Pernambuco. Em Julho, a equipe foi convidada a participar do painel “Avances y estratégias para el futuro de las espécies productivas y el 2º Encuentro Regional de Investigadores en Bienestar Animal”, durante o Congresso Internacional de bem-estar animal, em Montevidéu, no Uruguai. Na ocasião, que contou com a presença de especialistas como Dra. Temple Grandin, a equipe apresentou o Programa Nacional de Abate Humanitário e ministrou o curso de abate humanitário em bovinos e suínos para os fiscais federais e estaduais, além de profissionais do setor.

O Programa Nacional de Abate Humanitário da WSPA - Steps é fruto de um acordo firmado em janeiro de 2008 entre a WSPA e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que visa à capacitação e o treinamento de pessoas envolvidas com o manejo pré-abate e abate de animais de produção no Brasil. Com o objetivo de minimizar o estresse e evitar o sofrimento dos animais desde o transporte até o abate, o Steps foi elaborado respeitando e considerando as novas diretrizes comerciais e legislativas nacionais e internacionais relativas ao bem-estar dos animais de produção.

Nenhum comentário: