Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Porto Alegre: Casa Lutzenberger é reaberta

Lutz foi um dos fundadores do movimento ecológico no Brasil e passou boa parte de sua vida na casa construída pelo pai em Porto Alegre.
Lilly Lutzenberger

Por Atelier523
O casarão da Rua Jacinto Gomes, que abrigou três gerações da família Lutzenberger até 2002, será definitivamente tombado pelo EPHAC - Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre. Para marcar a data, vai acontecer uma cerimônia oficial no próximo dia 08 de agosto. O imóvel, que completa 80 anos, receberá a imprensa e as autoridades da prefeitura pela parte da manhã e das 14h às 18h, o local estará aberto para visitação.
A casa foi construída pelo arquiteto e artista plástico alemão Joseph Lutzenberger, pai do ambientalista José Antônio Lutzenberger ou simplesmente “Lutz”, como era conhecido. Fechada desde 2002, a Casa foi restaurada e adaptada em projeto assinado pelo arquiteto Flávio Kiefer para sediar a empresa Vida Produtos e Serviços em Desenvolvimento Ecológico, criada por Lutz e hoje pertencente às suas duas filhas, Lilly e Lara Lutzenberger. Participam do projeto ainda o artista plástico Leandro Selister, na reprodução de obras e montagem de painéis referenciando a empresa, o Studio LiVi no mobiliário, a arquiteta Marta Felizardo na iluminação e o paisagista Adolfo Muller.
O arquiteto Joseph deixou sua marca em prédios importantes de Porto Alegre, como o Palácio do Comércio, a Igreja São José e o Pão dos Pobres. Entre suas obras como artista plástico – e que serão reproduzidas em algumas paredes da Casa – estão aquarelas retratando o cotidiano dos porto-alegrenses nos anos 30 e bicos de pena com temas gaúchos. A família também foi tema de suas obras, além de ter seu dia-a-dia reproduzido em um bem humorado diário. Os registros desse diário de infância de seu filho - o pequeno aventureiro Lutz que adorava natureza - já davam uma prévia do futuro ambientalista de renome internacional em que se transformaria.
Lutz foi um dos fundadores do movimento ecológico no Brasil e passou boa parte de sua vida na casa construída pelo pai. Formado em agronomia e ciências naturais, destacou-se por sua capacidade de encontrar soluções práticas e viáveis para problemas ambientais e por seu corajoso e incansável engajamento ecológico. Fluente em 5 idiomas, se tornou conhecido mundialmente. Deixou como legado a empresa Vida e a Fundação Gaia, ONG dedicada ao desenvolvimento sustentável em base de uma nova ética gaiana, isto é, holística, ecológica e que hoje está sediada no Rincão Gaia, localizado próximo a Pantano Grande.
**************************
FONTE : Atelier523/EcoAgência

Nenhum comentário: