A quarta-feira, 22 de agosto, marcou o momento em que consumimos nossa cota em recursos naturais para este ano. A informação é da Global Footprint Network, que monitora o consumo global relacionado com a disponibilidade e sustentabilidade de recursos naturais. A organização acompanha dados diversos, como cardumes, florestas, produção agrícola, mineração e emissão de gases do efeito estufa.
Desde 1970, a humanidade vem consumindo recursos mais rapidamente do que os ecossistemas conseguem repor, levando a um déficit ecológico que cresce a cada ano.
“Vemos o endividamento das nações justamente por causa do aumento dos custos dos recursos naturais. Nossas economias estão confrontando a realidade de anos gastando mais do que poderíamos”, afirmou Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network.
“Se quisermos manter sociedades estáveis e vidas produtivas, precisamos parar de extrapolar o que a natureza é capaz de fornecer para manter nossa infraestrutura, economia e modo de vida.”
Atualmente estamos consumindo 150% da produção ecológica da Terra todos os anos. Algumas nações, é claro, consomem mais do que outras. Por exemplo, se todos consumissem como o norte-americano padrão, seriam necessárias cinco Terras para sermos sustentáveis.
“Agora é a hora de criar maneiras para garantir que nossas economias continuem a funcionar no futuro”, disse Wackernagel, relacionando a atual crise financeira com a grande crise ecológica que é amplamente ignorada. “Uma recuperação só vai acontecer com a redução sistemática de nossa demanda por recursos e serviços ecossistêmicos.”
Leia o original no Mongabay (inglês)
********************************
FONTE : * Traduzido por Fabiano Ávila.
** Publicado originalmente no site Mongabay e retirado do site CarbonoBrasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário