Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de julho de 2014


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Belo Monte, Povos Indígenas, Rede Sementes do Xingu, Resíduos Sólidos
Ano 14
30/07/2014

 

Direto do ISA

 
  Infecção respiratória aguda e conjuntivite acometeram o grupo de sete indígenas isolados depois do contato que fizeram em junho com índios Ashaninka (AC). A Funai e o Ministério da Saúde mandaram equipe ao local e o médico Douglas Rodrigues coordenou o atendimento. Em entrevista ao ISA, ele contou como foi a experiência - Direto do ISA, 29/7.
  De 31 de julho a 2 de agosto, representantes dos grupos de coletores, convidados de outras redes de sementes do Brasil, pesquisadores e representantes de órgãos públicos, além de compradores de sementes irão trocar experiências e avaliar o ano 13/14 da Associação Rede de Sementes do Xingu e planejar o próximo 14/15. - Blog do Xingu/ISA, 30/7.
  Veja o que os especialistas dizem sobre os motivos e consequências da possível alteração no cronograma de obras e geração de energia da 3ª maior hidrelétrica do mundo - Blog do Xingu/ISA, 29/7.
   
 

Água

 
  Cinco meses após começar a atender usuários do Cantareira, o nível do sistema Alto Tietê, o segundo maior abastecedor da Grande São Paulo, caiu pela metade, chegando a 21,2% nesta terça (29). Em fevereiro, a capacidade do Alto Tietê era o dobro da atual, em torno de 42%. A redução drástica de nível revelou o fundo de represas e resumiu cursos d'água a filetes. No ritmo atual, o sistema pode esvaziar por completo em menos de seis meses, caso não chova. Desde 10 de março, o Alto Tietê passou a abastecer bairros da zona leste paulistana originalmente atendidos pelo Cantareira - FSP, 30/7, Cotidiano, p.C1.
  Após pedir aos órgãos reguladores autorização para retirar uma segunda cota do volume morto do Sistema Cantareira, a Sabesp admitiu que a recuperação do principal manancial paulista pode levar três anos. Na última estiagem do manancial (2003/2004), o nível do sistema chegou ao que hoje seria aproximadamente 20% da capacidade. Ou seja, cenário melhor do que o atual. Ontem, o manancial estava com 15,7%, mas graças à primeira cota de 182,5 bilhões de litros do volume morto. O pedido para captar mais 116 bilhões da reserva será discutido hoje pelos órgãos reguladores - OESP, 30/7, Metrópole, p.A16.
  A restrição ao fornecimento de água a São Paulo durante a noite resultou numa economia equivalente a quase todo o volume que o sistema Cantareira provém às regiões de Campinas e Piracicaba, no interior paulista. Segundo o diretor da Sabesp Paulo Massato, a empresa vem reduzindo a pressão da água distribuída à noite e, com isso, obteve uma "economia fabulosa" de "2.500 a 2.800 litros por segundo". Para efeito de comparação, o sistema Cantareira envia em média 3.000 litros de água por segundo às regiões de Campinas e Piracicaba - FSP, 30/7, Cotidiano, p.C1.
   
 

Resíduos Sólidos

 
  Preocupado com a possibilidade de prefeitos virarem alvo de ações judiciais, o Palácio do Planalto decidiu dar aval à iniciativa de parlamentares de estender o prazo do fim dos lixões, fixado para 2 de agosto deste ano, neste sábado. A lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê punições como detenção e multa de até R$ 50 milhões para os gestores que cometerem infrações, como não implementar aterros sanitários para a destinação final adequada dos rejeitos. Por meio de uma emenda à Medida Provisória 651, o deputado Manoel Júnior (PMDB-PB) tenta viabilizar o adiamento por oito anos do fim dos lixões - ou seja, para 2022. A MP trata de uma série de assuntos e só deverá ser votada em setembro - OESP, 30/7, Metrópole, p.A17.
   
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: