Powered By Blogger

terça-feira, 29 de julho de 2014


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Resíduos Sólidos
Ano 14
29/07/2014

 

Direto do ISA

 
  A denúncia é da Hutukara Associação Yanomami (HAY), que está vivendo momentos de insegurança. Sua sede em Boa Vista vem sendo vigiada por motoqueiros que passam e perguntam pelo líder indígena. A HAY exige que o Estado brasileiro proteja Davi Kopenawa e reforce a vigilância ao território Yanomami - Direto do ISA, 28/7.
  O líder yanomami Davi Kopenawa, a fotógrafa Claudia Andujar, os antropólogos Eduardo Viveiros de Castro e Beto Ricardo, participam de duas mesas oficiais sobre o tema, com mediação da jornalista Eliane Brum. A Flip vai de 30 de julho a 3 de agosto, na cidade fluminense de Paraty. Confira! - Direto do ISA, 29/7.
   
 

Água

 
  O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo recomendou ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que apresentem projetos para a imediata implementação do racionamento de água nas regiões atendidas pelo Sistema Cantareira - que ontem estava com 15,8% da capacidade. Segundo o Ministério Público Federal, o objetivo é evitar um colapso do conjunto de reservatórios que abastece 45% da Região Metropolitana da capital. A recomendação é consequência da maior crise hídrica enfrentada pelo Estado. O governo de Geraldo Alckmin e a Sabesp têm dez dias para informar quais providências serão tomadas em relação à recomendação - OESP, 29/7, Metrópole, p.A13; O Globo, 29/7, País, p.6.
 
Os supostos riscos ao meio ambiente e à saúde pública em razão do uso do volume morto da água do Sistema Cantareira são alvo de uma investigação do Ministério Público Estadual (MPE). Os promotores dos Grupos de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) de Piracicaba e de Campinas estão verificando os critérios para a captação da água abaixo do nível da barragem Jaguari- Jacareí, a mais importante do Cantareira. Eles também apuram se houve descumprimento das regras para a outorga do sistema, com prejuízo para o abastecimento de água do interior do Estado, pois, com a crise hídrica, a vazão para essa região teria sofrido mais corte do que a da Região Metropolitana - OESP, 29/7, Metrópole, p.A13.
  O diretor da Sabesp para a região metropolitana de São Paulo, Paulo Massato, afirmou nesta segunda (28) que a empresa estadual de abastecimento vem reduzindo a pressão da água distribuída à noite e que, com isso, obteve uma "economia fabulosa". Em entrevista, o representante da estatal negou que a medida seja equivalente a um racionamento e disse que ela não tem relação com as reclamações de falta d'água que vêm se multiplicando na capital paulista. "Independentemente do nome que se dê, se falta água todo dia, em certo período, é um racionamento", afirma Paulo Ferreira, professor de saneamento do Mackenzie. Nesta segunda, o nível do sistema chegou a 15,8% - FSP, 29/7, Cotidiano, p.C3.
  A mais recente projeção do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), referente a agosto, confirma a trajetória de queda do nível dos reservatórios das hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, durante o período seco, que termina em novembro. O órgão estima a ocorrência de chuvas de 93% da média histórica para agosto nas duas regiões, que respondem por 70% da capacidade de armazenamento. Com isso, a expectativa é que o nível dos reservatórios das usinas das duas regiões alcance 30,3% de armazenamento no fim do próximo mês. O patamar é cerca de 4 pontos percentuais inferior ao volume atual e muito menor que o observado em igual período do ano passado, de 55,1% - Valor Econômico, 29/7, Brasil, p.A4.
   
 

Geral

 
  No próximo domingo termina o prazo para que todos os municípios do país desativem seus lixões a céu aberto. Mas a meta estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em 2010 não se verá cumprida e, pior, sequer tem data para sê-lo. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), metade das cidades brasileiras de até 300 mil habitantes não terá condições de obedecer à legislação, e mais de mil das 2,4 mil consultadas não conseguiram sequer elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), fundamental na obtenção de verbas federais para a extinção dos depósitos. O prazo final de entrega do documento era agosto de 2012 - O Globo, 29/7, Sociedade, p.27.
  O líder indígena Davi Kopenawa apresentou, nesta segunda (28), à Polícia Federal em Boa Vista (RR) denúncia de que vem sofrendo ameaças de morte ao longo das últimas semanas. O líder Yanomami pediu proteção. Documento semelhante foi entregue na sexta (18) ao Ministério Público Federal em Roraima. A associação Hutukara, dirigida por Kopenawa, aumentou a segurança em sua sede, em Boa Vista, e tem mantido o dirigente em locais sigilosos. Kopenawa é um dos convidados da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), onde participará de debate com a fotógrafa Claudia Andujar na sexta-feira - FSP, 29/7, Poder, p.A9.
  "Durante muito tempo os climatólogos se questionaram se as emissões humanas de gases do efeito estufa são de fato um problema e concluíram que estamos correndo alguns riscos graves. No entanto, ainda há debates vigorosos sobre até que ponto o aquecimento global irá se agravar e como combatê-lo. Um dos maiores desafios é determinar o nível de esforço necessário para deter vazamentos de gás metano na atmosfera. Essa questão pode parecer obscura, mas os vazamentos poderão ter um efeito enorme sobre o clima atual. Nos Estados Unidos, alguns acadêmicos reclamam que o plano do presidente Obama para aumentar o uso de gás natural, cujo principal componente é o metano, prejudicará o país, pois essa suposta solução para a mudança climática será pior que a queima de carvão", artigo de Justin Gillis - FSP, 29/7, The New York Times, p.5.
   
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: