A saúde é a principal forma de mantermos tudo o que conquistamos e almejarmos objetivos futuros, afinal, ela é fundamental para mantermos nossa temporária existência. Assim, apesar de não ser muito fácil, temos que tentar nos exercitar periodicamente. Então, por que não fazer isso de uma forma mais ligada ao meio ambiente? Acompanhe abaixo cinco dicas para se exercitar de um jeito mais amigável ao meio ambiente:
1. Disposição
Antes de iniciar quaisquer treinamentos, é necessário que você tenha um mínimo de tempo e disposição para adequar à sua rotina atividades e práticas alimentares. O inicio é difícil, mas o resultado faz você perceber que vale a pena. Lembre-se que antes de iniciar exercícios físicos e dietas alimentares é preciso consultar médicos especializados para que eles possam acompanhar seu processo e identificar o que realmente é necessário. Elabore, junto com um educador físico, atividades baseadas em sua necessidade.
2. Exercícios só em academia?
Não! Alguns motivos financeiros, disponibilidade de tempo ou até o ambiente não propício afastam pessoas de academias. Mas é possível se exercitar em locais públicos, como parques, bosques, praias, montanhas, etc. E também existem certas academias que oferecem treinos em locais como esses. Verifique a disponibilidade e os parques da sua região. Se nenhuma academia da sua localidade oferece esse serviço, não tem problema. Combine com familiares ou amigos e compartilhe a ideia. Organize grupos de corrida ou caminhadas – contemplar a natureza também é uma forma de contribuir para sua saúde (se você mora em grandes cidades, fique atento a dicas especiais na hora de se exercitar em público).
3. Aparelhos públicos
Algumas cidades têm fornecido para parques, bosques e outros locais públicos a aparelhagem para exercício físico. Você pode usufruir deles gratuitamente. Pesquise os parques da sua região e visite-os para verificar se há disponibilidade de aparelhos no local. Se houver, consulte um profissional e elabore um treino para você. Dessa forma, você pode fazer uma espécie de academia a céu aberto e ainda economizar dinheiro.
4. Não tem tempo
Há muitos moradores de grandes cidades que dividem seu tempo entre trabalho e estudo, sem contar que perdem muito tempo no transporte público e isso – tudo isso faz com que não sobre tempo para a prática de exercícios físicos. Esse problema tem solução, mas vai exigir disposição. Você pode procurar por vídeo aulas de exercícios físicos – há diversos tipos de exercícios para todos os tipos de necessidades. Procure o seu de acordo com o que deseja e precisa. Dessa forma, você pratica exercícios físicos sem sair de casa (confira algumas dicas no vídeo ao fim da página), evitando emissões, caso fosse usar o carro para isso.
5. Garrafas retornáveis
Não adianta optar por fazer exercício ao ar livre em contato com a natureza se você comprar todos os dias uma garrafa de água antes de iniciar seus exercícios. O plástico é um dos maiores vilões que contribuem para a poluição em geral (clique aqui para saber mais). Portanto, use apenas a mesma garrafa reutilizável todos os dias.
Como foi dito no inicio do texto, a saúde é o que nos mantém vivos, por isso é importante cuidar dela. A natureza contribui de forma direta para o bem estar do nosso corpo. Devemos cuidar de ambos.
* Publicado originalmente no site Ecycle e retirado do site EcoD.
(EcoD)
Nenhum comentário:
Postar um comentário