Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Escola médica dos EUA para de usar animais vivos

Por Amary Nicolau (da Redação da ANDA – Canadá)
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Durante décadas, os defensores dos animais têm feito campanha para acabar com o uso de animais vivos em aulas de procedimentos médicos na Uniformed Services University of the Health Sciences (USUHS), na cidade americana de Bethesda, em Maryland.
Finalmente tanto esforço teve resultado.
A USUHS, a única escola de medicina militar nos EUA , anunciou que vai parar de usar animais vivos em seus programas de treinamento. Agora as aulas contam com simuladores para ensinar habilidades cirúrgicas e fisiologia. A escola disse que começou a eliminação progressiva do uso de animais vivos em 2000, com a abertura da National Capital Area Medical Simulation Center (Centro Médico Nacional de Simulação).
O Comitê Médico pela Medicina Responsável e outros profissionais da área médica têm trabalhado no assunto desta questão há anos, tentando convencer a escola a parar de usar e matar cães , furões, roedores e porcos, entre outros animais, com a finalidade de ensinar os estudantes os procedimentos cirúrgicos.
“Estamos chocados. Nós não pensávamos que isso iria mudar. É muito emocionante”, disse Jeanne Stuart McVey , porta-voz do Comitê Médico pela Medicina Responsável.
Em 2008, o comitê enviou uma petição para o Departamento de Defesa, pedindo para utilizarem as alternativas ao invés dos animais, quando disponíveis, alegando que a prática do uso de animais vivos é inerentemente e inevitavelmente provoca dor, angústia e sofrimento para os animais. A USUHS parou de usar furões para ensinar os alunos a inserir tubos de respiração e mudou para simuladores naquele ano, mas continuou usando porcos para ensinar procedimentos cirúrgicos.
“Para cada instância em que animais vivos são utilizados, existem métodos que podem ser usados ​​com simuladores com valor educacional equivalente ou superior, ” disse John Pippin, diretor de assuntos acadêmicos do comitê, que acrescentou, “abusar e tirar a vida de um animal é algo antiético”.
Os avanços da tecnologia e a disponibilidade de sofisticados simuladores baseados em humanos, tornam cada vez mais difícil para as instituições de ensino, que ainda utilizam animais, continuarem a defender a prática de ferir e destruir as criaturas. Alguns especialistas acreditam que estes simuladores são muito mais eficazes.
De acordo com o comitê, agora são apenas quatro escolas médicas nos EUA que continuam a usar animais vivos para ensinar os alunos: incluindo a Universidade de Mississipi, Johns Hopkins University, a Universidade do Tennessee, em Chattanooga e Oregon Health and Science University. A organização afirmou que vai continuar a trabalhar com essas universidades para incentivar alternativas livres de crueldade animal

Nenhum comentário: