Por Juliana Meirelles (da Redação da ANDA)
Campanhas ambientais têm mantido há anos que sistemas sonares usado pelos navios levam ao encalhe de baleias. Mas, agora, uma pesquisa internacional confirmou as suas preocupações pela primeira vez que baleias encalham nas praias quando estão perdidas e desorientadas pela alta frequência do ruído subaquático. As informações são do Daily Mail.
Um painel de revisão científica independente descobriu que os sistemas, utilizados principalmente para o mapeamento subaquático, foram responsáveis pelo encalhe em massa de 100 baleias cabeça de melão em Madagascar, em 2008.
Equipes da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem (WCS) e do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW) foram capazes de resgatar algumas das baleias, mas já era tarde demais para muitas delas.
Enquanto os aspectos do encalhe em Madagascar permanecem desconhecidos, o painel concluiu que um sistema sondador multi-feixe, operado intermitentemente por um navio de pesquisa passando no dia antes do evento foi o mais “plausível e provável gatilho comportamental para os animais inicialmente entrarem no sistema de lagoa”.
Agora há preocupações sobre o impacto do ruído sobre os mamíferos marinhos, afinal os sistemas são comumente utilizados por muitas indústrias.
Um relatório encomendado pelo painel disse: “O potencial de respostas comportamentais e danos indiretos ou mortalidade com o uso de SMF semelhantes [sistemas da sonda multi-feixe] deve ser considerado em futuras avaliações ambientais, planejamento operacional e decisões regulatórias”.
O ruído a partir dos sistemas de alta frequência de sonar, utilizadas pelos navios militares, de transporte e de investigação, pode fazer com que os animais nadem para áreas erradas, e pensa-se que a utilização do sistema leva ao encalhamento no Reino Unido também.
Todos os anos, 800 baleias, golfinhos e botos são encalhados nas praias britânicas, embora não se saiba se os sistemas de sonar são os culpados.
O Dr. Howard Rosenbaum, diretor do Programa de Gigante do Oceano da WCS, acolheu favoravelmente o relatório e disse: “Estas conclusões se adicionam a um corpo crescente de evidências dos impactos potenciais de ruído antropogênico sobre os mamíferos marinhos”.
“As implicações vão muito além da indústria, uma vez que estes sistemas de sonares são amplamente utilizados a bordo de navios de investigação militar e para a geração de batimetria mais precisa (mapeamento subaquático)”.
“Esperamos agora que estes resultados possam ser utilizados pela indústria, pelas as autoridades reguladoras e outros para minimizar os riscos e para melhor proteger a vida marinha, especialmente espécies de mamíferos marinhos que são particularmente sensíveis ao aumento do ruído do oceano a partir de atividades humanas”.
Katie Moore, diretora de resgate de animais da IFAW, disse: “A resposta ao encalhe em massa é um desafio na melhor das circunstâncias”.
“Junto com os indivíduos locais e do governo de Madagascar, nós fornecemos os conhecimentos necessários para resgatar o maior número de animais possível e cuidados médicos para aqueles que encalharam vivos”.
“Igualmente importante foi reunir dados tanto quanto possível dos animais para tratar a causa do encalhe. Temos o prazer de ver o relatório ISRP e as suas conclusões, que esperamos venha a ser utilizado na formação de futuras políticas de conservação”.
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