embalagens 300x218 Confusão nas embalagens faz 90% dos americanos desperdiçar alimentos
Foto: Reprodução/Internet
Pnuma destaca resultados de uma pesquisa feita por ONG parceira e Universidade de Harvard; produtos ainda bons para o consumo são descartados por informações confusas sobre data de validade.
A falta de regras nos Estados Unidos sobre as etiquetas com o prazo de validade dos alimentos leva 90% dos americanos a jogar fora comida que ainda está boa para o consumo.
Esse é o principal resultado de uma pesquisa conduzida pela Universidade de Harvard e o Conselho de Defesa dos Recursos Naturais. A ONG é parceira do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma.
Regulamentação
Segundo o levantamento, os consumidores nos Estados Unidos ficam confusos com as informações nas embalagens dos alimentos: as etiquetas trazem mensagens de “vender até…”, “consumir até…” ou “melhor antes de…”
Os pesquisadores ressaltam que falta uma regulamentação sobre as etiquetas com o prazo de validade, o que leva a uma interpretação errada sobre o consumo adequado do alimento.
Perdas Financeiras
Com isso, os consumidores acabam desperdiçando 40% dos estoques de comida a cada ano, equivalente a US$ 165 bilhões, ou mais de R$ 367 bilhões.
O estudo defende que seja estabelecido um sistema de identificação da validade dos alimentos que seja mais claro para os consumidores e de fácil entendimento.
Qualidade
Além disso, a pesquisa sugere que seja informado com clareza até quando é seguro consumir o alimento e a data máxima da preservação de sua qualidade.
O diretor-executivo do Pnuma comentou o resultado do estudo, destacando que a quantidade de comida jogada fora no mundo é um “dos exemplos mais emblemáticos de como a humanidade está desperdiçando, sem necessidade, seus recursos naturais”.
Achim Steiner defendeu que todas as pessoas e governos façam algo para combater o desperdício e assim, ajudem a reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa.
* Publicado originalmente no site Rádio ONU.
(Rádio ONU)