Powered By Blogger

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Manchetes Socioambientais - 17/9/2013


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amazônia, Cidades, Energia, Mata Atlântica, Mineração, Mudanças Climáticas, Parques, Povos Indígenas, Zona Costeira
Ano 13
17/09/2013

 

Povos Indígenas

 
  Cerca de 30 índios das etnias Juruna e Parakanã embarcaram na manhã desta terça-feira (17/9) de Altamira (PA) para Brasília em um avião fretado pelo governo federal. Eles vão cobrar do governo o cumprimento das condicionantes da UHE de Belo Monte - Direto do ISA, 17/9.
  "Aos ruralistas, seja no Congresso Nacional ou nos jornais, não há o que os leve mais ao descontrole do que a causa indígena. Descontrole expresso em uma escalada de recursos contra os direitos desses povos e de comunidades tradicionais garantidos pela Constituição Federal. À PEC 215, que transfere a competência da demarcação de terras indígenas do Poder Executivo para o Congresso Nacional, somam-se dezenas de outros projetos de lei, que tentam impedir o reconhecimento de terras indígenas e favorecer o uso delas pelo agronegócio. Nada parece deter os ruralistas, que ostentam uma bancada de 214 deputados e 14 senadores, com campanhas eleitorais financiadas pelo capital estrangeiro da Monsanto, Cargill e Syngenta, além da indústria de armas e frigorífico. A Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) convoca, entre 30 de setembro e 5 de outubro, uma mobilização nacional contra a ofensiva à Constituição e aos direitos indígenas", artigo de Erwin Kräutler e Enemésio Lazzaris, respectivamente, presidentes do Cimi e da CPT - FSP, 17/9, Tendências/Debates, p.A3.
   
 

Parques

 
  Com 1.340 sítios arqueológicos e paleontológicos em seus 129 mil hectares, o Parque Nacional da Serra da Capivara se diferencia de seus pares nacionais. Primeiro porque as portas estão abertas à visitação pública em 172 sítios, com circuitos que incluem infraestrutura turística de qualidade. Segundo porque no lugar de isolar para preservar, o que se busca na Serra da Capivara é agregar as comunidades do entorno. Agora, com o aval da Unesco, começa a ser desenhado um projeto que transformará a área em geoparque. Para tanto, a área deve também servir ao desenvolvimento socioeconômico local, com os moradores envolvidos na conservação do patrimônio geológico. A renda virá de projetos de geoturismo e do ecoturismo - O Globo, 17/9, Amanhã, p.10 a 13.
   
 

Zona Costeira

 
 
Apontando por ambientalistas e pesquisadores como um dos responsáveis pelo fenômeno que incluiu Pernambuco na rota dos ataques de tubarão - foram 59 ocorrências desde junho de 1992 - o Complexo Industrial Portuário de Suape é alvo de uma nova denúncia. A polêmica está no uso de explosivos para remover barreiras de arrecifes para a passagem de navios. Eles teriam provocado a destruição de recifes de corais e a morte de animais marinhos protegidos por lei, como o mero e o boto cinza. Após relatório técnico, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) acaba de aplicar uma multa de R$ 2,5 milhões contra o empreendimento - O Globo, 17/9, Amanhã, p.8 e 9.
   
 

Mudanças Climáticas

 
 
Protegida nas encostas orientais da Cordilheira dos Andes, a floresta nublada peruana abriga uma das mais abundantes e inexploradas biodiversidades do mundo. Ela contém nada menos do que um terço dos mamíferos, aves e espécies de árvores do Peru. Mas, como sempre dependeu das condições climáticas que favorecem sua intensa umidade, esta riqueza se encontra cada vez mais ameaçada pelo aumento da temperatura global. Pesquisadores da Wake Forest University, Carolina do Norte, afirmam ter reunido novas provas de que o rápido aquecimento do século 21 poderá provocar a perda de 53% a 96% das populações presentes nas florestas nubladas. O estudo foi publicado na semana passada na revista científica eletrônica "Plos One" - O Globo, 17/9, Amanhã, p.3.
   
 

Mata Atlântica

 
 
Pesquisadores da USP descobriram uma nova espécie de esponja continental em Linhares, no Espírito Santo, que ajudará a contar a história da Mata Atlântica e do clima da região. A nova espécie de esponja tem formações de sílica em seu esqueleto. Por isso, seus fósseis podem ficar preservados durante milhares de anos. Nas escavações, os especialistas conseguem obter extratos muito antigos de terreno. A existência ou não de fósseis das esponjas nestas amostras ajuda a entender como era o ecossistema no local. As esponjas, ainda vivas, foram coletadas numa área de campos nativos - cuja vegetação é menos densa - dentro da Reserva Natural da Vale - O Globo, 17/9, Amanhã, p.7.
   
 

Geral

 
  "O governo não quer retirar a urgência do Código de Mineração. Teme que a Câmara aprove o piso dos agentes comunitários de saúde. E quer provar que MPs não são maléficas como alegam aliados, que pediram para priorizar projetos de lei", coluna de Ilimar Franco - O Globo, 17/9, Panorama Político, p.2.
 
"Ninguém aguenta mais a dificuldade de ir e vir nas grandes cidades. Datas como o Dia Mundial sem Carro e a Semana da Mobilidade - que começou ontem - são momentos propícios para fomentar a continuidade da mobilização sobre este tema. Há um ano, a Rede Nossa São Paulo lançou uma pesquisa que mostrava que 20% da população da cidade de São Paulo gastava mais de duas horas para deslocar-se diariamente, e metade da população gastava entre uma e duas horas. Este tempo, perdido dentro do carro ou em transportes públicos superlotados e insuficientes, muitas vezes significa quase todo o tempo livre das pessoas. Soma-se a isso a má qualidade do ar e o grande número de acidentes de trânsito, que retiram energia das pessoas e conduzem a um estresse crescente, é quase natural que uma situação como essa gere protestos com grande adesão", artigo de Helio Mattar - O Globo, 17/9, Amanhã, p.23.
 
A prosperidade humana oferece a melhor chance de preservação para espécies ameaçadas, diz a reportagem de capa da revista "Economist" da semana passada, citando o combate ao desmatamento em Paragominas, no Pará, e a recuperação da população de águias nos Estados Unidos. Há cinco anos, o município paraense era o símbolo da destruição na Amazônia. Havia rumores de trabalho escravo associado à produção de carvão e muitas madeireiras. A única ordem aparente era a de colonizar a área e derrubar a floresta, ressalta a reportagem. Hoje, Paragominas entrou na linha de frente na luta contra o desmatamento, depois de aumentar a fiscalização e incentivar negócios sustentáveis, de acordo com a revista - O Globo, 17/9, Amanhã, p.22.
 
"A opção pela intervenção, o abandono do planejamento e a falta de respeito pelo mercado são a gênese da desorientação energética promovida pelo governo brasileiro. Essa política da desorientação se tornou dominante a partir de 2008 e se caracteriza por medidas autoritárias de curtíssimo prazo, por meio de intervenções que derrubam qualquer planejamento das empresas", artigo de Adriano Pires - OESP, 17/9, Economia, p.B2.
   
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: