Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

RETROCESSO : Cidade de Moscou está construindo aquário gigante para confinamento de orcas

25 de setembro de 2014 - (da Redação da ANDA)

Foto: The Moscow Times
Foto: The Moscow Times
Após muitos meses de rumores e especulações, foi confirmado que um centro de exposições em Moscou está realizando a compra de um aquário que irá confinar orcas selvagens capturadas no extremo leste do país. A notícias foi revelada pela primeira vez pelo The Moscow Times, um jornal inglês veiculado na capital da Rússia. As informações são do The Dodo.
“É extremamente decepcionante e preocupante o fato de um aquário estar sendo construído na Rússia especificamente para hospedar orcas selvagens capturadas na natureza”, afirmou Alex Dorer, presidente e co-fundador da ONG Fins and Fluke, um grupo anti-cativeiro baseado no país. “A opinião pública em todo o mundo tem assumido uma forte posição contra a manutenção de cetáceos em cativeiro. A Rússia deveria seguir o exemplo de tantas nações que proibiram definitivamente o uso de animais para entretenimento humano”.
O chamado “VDNKh – All-Russia Exhibition Centre” de Moscou é um centro de exposições e eventos construído há 75 anos, que está passando por reformas após o local ter sido deteriorado com o colapso da União Soviética em 1991. Como parte do esquema de renovação, o centro irá receber a construção de um enorme aquário que incluirá um tanque para orcas cativas, atualmente detidas na costa do Pacífico. A construção deve ser finalizada em 2015.
Sergei Kapkov, chefe do departamento de cultura de Moscou, disse esperar que a revitalização do VDNKh seja “um imã” para turistas do país e de fora, tornando a capital mais atraente à visitação. Mas os ativistas estão perplexos e consternados com o anúncio.
“Como este centro se concentra sobretudo em realizações russas em várias áreas como indústrias, arquitetura, e também aspectos históricos, tais como viagens e exploração espacial, a criação de um aquário parece ser uma escolha muito estranha, a não ser, é claro, para realçar a sua proficiência em captura de animais selvagens para abastecer parques marinhos”, escreveu a diretora da Marine Connection, Margaux Dodds, no site do grupo.
“Não há justificativa para a inclusão de uma exposição de orcas além de entretenimento. Tem havido muita conversa a respeito de se promover este local como uma experiência educacional, ao invés de algo com foco no entretenimento; no entanto, a inclusão de orcas em cativeiro fará pouco para que se alcance o objetivo”, acrescentou Dodds.
O tanque do novo aquário terá cerca de 3.600 metros cúbicos, de acordo com o The Moscow Times. “As autoridades da cidade já compraram as orcas para o tanque, que atualmente estão sendo mantidas no Extremo Oriente”, disse Marat Khusnullin, vice-prefeito de políticas e desenvolvimento de planejamento urbano, segundo o jornal.
“Elas já estão à espera de seu tempo para se mudarem para Moscou”, disse Khusnullin.
No ano passado, os caçadores russos de orcas capturaram seis orcas, e uma em 2012 – e enviaram-nas para pequenos tanques de retenção perto de Vladivostok. Desde então, elas têm sido objetos de especulação altamente divulgados, incluindo relatórios falsos em fevereiro deste ano, de que uma orca fêmea chamada Nárnia e um macho não identificado estavam sendo enviados para um aquário em Sochi, na Rússia, para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.
Neste verão, mais duas orcas foram presas no Golfo de Nikolaya, na Rússia, e supostamente enviadas para Komsomolsk-on-Amur, uma cidade no extremo leste da Rússia.
Não está claro quantas das 10 orcas serão enviadas para o VDNKh, mas será a primeira vez em muitos anos que as orcas recentemente capturadas serão colocadas em exposição pública (com exceção de Morgan, que foi resgatado em um encalhe na costa holandesa e enviado para o Loro Parque, nas Ilhas Canárias).
Nesse tempo em que a opinião pública parece estar se voltando contra a manutenção de orcas em tanques, pelo menos nos Estados Unidos e em diversos outros países, os russos estão caminhando no sentido contrário, preparando uma nova geração de orcas destinadas para o cativeiro.

Nenhum comentário: