Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de julho de 2014


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Amazônia
Ano 14
17/07/2014

 

Amazônia

 
  A presidenta Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, assinaram ontem, durante encontro no Palácio do Planalto, em Brasília, acordo nas áreas de ambiente e processamento de dados de satélite, com o objetivo de combater queimadas na Amazônia. Esse acordo define as condições para expansão do recebimento e processamento de dados de satélites de sensoriamento remoto indianos pela estação terrestre brasileira de gestão de recursos naturais, localizada em Cuiabá. Segundo o Itamaraty, o intercâmbio comercial entre os países aumentou de US$ 1 bilhão, em 2003, para US$ 9,49 bilhões no ano passado. A Índia ocupa a 12ª posição entre os principais parceiros comerciais do Brasil - Valor Econômico, 17/7, Brasil, p.A2.
  Os chineses vão participar dos leilões de concessão de ferrovias brasileiras por meio de uma cooperação da China Railway Construction Corporation (CRCC) com a construtora Camargo Corrêa. A empresa brasileira confirmou ter assinado um termo de acordo "para estudos de viabilidade de investimentos no (PIL), programa de investimentos em logística, do Governo Federal." Foram oferecidas aos chineses seis linhas que o governo brasileiro considera estratégicas. A primeira linha a ser leiloada é uma ligação entre Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO), mas há diversas outras em fase de estudos. Entre elas, algumas que ligam o cerrado brasileiro a portos do Norte, como Sinop (MT) a Miritituba (PA) e Sapezal (MT) a Porto Velho (RO) - OESP, 17/7, Economia, p.B8.
   
 

Água

 
  Depois de quase secar o Cantareira, maior reservatório de água da Grande São Paulo, a estiagem vivida em todo o Estado desde o fim do ano passado traz consequências duras para o segundo maior reservatório da região, o sistema Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de pessoas na capital paulista e em outros 9 municípios da região metropolitana. Até ontem, a capacidade do Alto Tietê marcava 23,4%, mais de 20 pontos percentuais a menos que os 46,3% registrados no início deste ano. Especialistas em saneamento e recursos hídricos e gestores públicos de cidades beneficiadas pelo Alto Tietê demonstram preocupação com a acelerada perda de volume do reservatório. A Sabesp, por sua vez, informou que o sistema "opera dentro das expectativas da companhia" - Valor Econômico, 17/7, Brasil, p.A2.
   
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: