Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Projeto que limita entrada de cães em parques divide opiniões e será debatido com a sociedade no DF

18 de abril de 2014 às 10:00


Foto: TV Record/Divulgação
Foto: TV Record/Divulgação
A Administração do Parque da Cidade, uma das principais áreas de lazer públicas do Distrito Federal, vai reunir parlamentares, entidades e a Administração de Brasília para debater o projeto de lei aprovado na última terça-feira (15) pela Câmara Legislativa que estabelece normas para entrada de cães em parques urbanos e ecológicos do DF. Segundo o administrador do Parque, Paulo Dubois, por ser polêmico e envolver a sociedade, o tema deve ser discutido com mais profundidade.
— Nós já mantemos uma fiscalização severa no sentido de que mantenham com focinheira os animais considerados de maior risco para os usuários. Inclusive temos avisos espalhados, mas é preciso uma discussão aberta. A população sabe que é bom, entende os limites do respeito. Devemos confiar em uma solução que venha de um debate aberto, disse Dubois.
A proposta da deputada Luiza de Paula recebeu críticas de entidade protetores dos animais e divide a opinião da população. Segundo Dubois, o Parque da Cidade é um dos principais centros de lazer em que os tutores dos bichinhos os levam para passear.
Pelo projeto, independente do porte do cão, ele só pode permanecer na área de lazer em locais cercados. Mesmo nestes espaços, deve estar com coleiras e focinheiras e acompanhados de pessoas maiores de 18 anos. A previsão de multa para quem não cumprir a lei é de R$100.
A proposta da ex-deputada Luzia de Paula esperou votação por dois anos, foi protocolada na Mesa-Diretora da Câmara Legislativa em junho de 2011, passou por avaliação em três comissões e foi a plenário. O projeto segue agora para sanção do governador Agnelo Queiroz.
Fonte: R7

Nenhum comentário: