Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PORTO ALEGRE : Queda de eucalipto na Redenção foi causada pela umidade do solo

Laudo da Secretaria do Meio Ambiente diz que interior da árvore estava deteriorado


Árvore desabou na Redenção e matou um homem de 64 anos<br /><b>Crédito: </b> Paulo Nunes
Árvore desabou na Redenção e matou um homem de 64 anos
Crédito: Paulo Nunes

Divulgado nesta quarta-feira, o laudo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) aponta que o eucalipto de 25 metros que tombou no Parque da Redenção, em Porto Alegre, no último sábado, desabou em razão da alta umidade do solo, agravada pelo período chuvoso do final do mês de agosto, aliado a um processo de degradação interna da madeira da árvore. A queda provocou a morte de um idoso de 64 anos.

A análise indica ainda que a árvore, um eucalipto-cheiroso (Eucayptus citriodora Hook), estava aparentemente saudável, sem sinais de processo de desvitalização e sem a presença de doenças ou hemiparasitas, como erva-de-passarinho.

Conforme o laudo, não havia sinais externos, como lesões, necroses de casca ou aberturas de cavidades, que permitissem visualizar a deterioração interna da árvore. "A possível causa da queda foi a ruptura da madeira na região do colo da árvore e das raízes, provavelmente provocada por um processo de degradação interna do lenho (biodeterioração causada por microrganismos) que se iniciou no sistema radicular e que se alastrou para a região de transição entre o tronco e as raízes”, diz o texto.

O documento, elaborado pelos engenheiros agrônomos Sérgio Tomasini e Paulo Jardim e pela bióloga Regina Patrocínio, foi concluído por técnicos da Smam na noite dessa terça.

***********************************

FONTE : Correio do Povo, edição de 4/setembro/2013

Nenhum comentário: