Powered By Blogger

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Plantio de soja transgênica no Brasil atinge quase 90% da área total semeada com a oleaginosa

rotulagem - transgênicos

O plantio de soja transgênica do Brasil deverá atingir 24,36 milhões de hectares na temporada 2012/13, ou quase 90 por cento da área total semeada com a oleaginosa, apontou nesta segunda-feira estudo da consultoria Céleres obtido pela Reuters em primeira mão. Matéria de Roberto Samora, da Reuters, no UOL Notícias.
Na safra 12/13, com plantio de soja praticamente encerrado, a área total foi estimada pela consultoria em 27,46 milhões de hectares.
“Comparando com a safra anterior, projeta-se um crescimento de quase 3 milhões de hectares na área semeada com variedades de soja geneticamente modificada”, afirmou a Céleres, em relatório.
Segundo a consultoria, o avanço no uso da tecnologia ocorre com agricultores “motivados por mais um ano de margens favoráveis”, após recordes no preço da oleaginosa na bolsa de Chicago neste ano.
A soja transgênica utilizada no Brasil é tolerante a herbicidas, o que permite aos produtores um controle mais eficaz de ervas daninhas.
“Os produtores brasileiros investem cada vez mais em tecnologias que favorecem os ganhos de produtividade, como forma de potencializar o retorno da atividade”, observou a Céleres.
De acordo com a consultoria, considerando que a área total na safra 12/13 (de variedade transgênica e convencional), deve crescer 2,3 milhões de hectares, “temos um novo incremento no market share das variedades transgênicas sobre as convencionais”.
A Céleres estima uma produção recorde de 79 milhões de toneladas de soja em 2012/13, crescimento de quase 20 por cento ante o volume registrado na temporada passada, quando a seca afetou a produção no Sul e o país cultivou uma área menor.
ÁREA TOTAL TAMBÉM CRESCE
A soja representa a maior parte do cultivo de transgênicos no Brasil.
Mas a área cultivada com todos os transgênicos utilizados no país, incluindo soja, milho e algodão, deverá atingir 37,1 milhões de hectares na atual temporada 2012/13, um incremento de 14 por cento em relação ao ciclo anterior, apontou relatório da consultoria.

************************************

FONTE : EcoDebate, 18/12/2012

Nenhum comentário: