segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Grandes inundações provocam evacuação no Reino Unido


Cerca de 170 propriedades foram atingidas pelas enchentes

Dezenas de moradores tiveram que ser evacuados neste domingo devido a inundações que atingiram o sudoeste da Inglaterra, País de Gales e Escócia, provocando a interrupção de parte do transporte público. Em Devon e Cornualha (Sudoeste), a chuva deu uma trégua neste domingo, mas as autoridades permanecem vigilantes com a previsão de novas chuvas nesta noite.

No vilarejo de Stoke Canon (Devon), os habitantes de 25 casas tiveram de ser evacuados após o transbordamento do rio Exe, segundo a Agência de Meio Ambiente. A rua principal foi fechada e os bombeiros se empenham para bombear a água. Na Cornualha, as autoridades indicaram que "cerca de 170 propriedades foram atingidas pelas enchentes".

Os bombeiros multiplicaram suas intervenções, especialmente para salvar motoristas presos nas enchentes. Em Umberleigh, perto de Barnstaple, em Devon, equipes de resgate a bordo de um bote salva-vidas resgataram uma mulher que se agarrou aos galhos de uma árvore nas margens de um rio.

Ela havia sido levada pela água ao tentar subir no teto de seu carro preso na enchente. Seu marido e filho, que também estavam no veículo, foram socorridos por transeuntes.

Pelo segundo dia consecutivo, os passageiros enfrentaram significativas dificuldades neste período de partida para as férias de Natal. O mau tempo causou a suspensão de muitas redes ferroviárias em diferentes áreas do país. "Nós não paramos de ouvir sobre enchentes", considerou o representante do organismo de previsão do tempo MeteoGroup, Tony Conlan que explicou que as próximas chuvas, mesmo que em menor intensidade, serão perigosas porque cairão em solos já saturados de água.

************************************

FONTE : Correio do Povo, Porto Alegre, 24/12/2012.

Nenhum comentário: