Trabalho científico coordenado por dois pesquisadores aponta espécies ameaçadas de extinção
Plantas da família das bromélias estão criticamente em perigo, seguidas das orquídeas, girassóis e margaridas que, ao lado de outras 4.613 espécies da flora brasileira, estão ameaçadas de desaparecer. Essas informações são a base do Livro Vermelho da Flora do Brasil, que acaba de ganhar o Prêmio Jabuti 2014 na categoria “Ciências Naturais”, com cerimônia de entrega marcada para 18 de novembro, em São Paulo.
Com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a publicação foi organizada pelos pesquisadores Gustavo Martinelli e Miguel Ávila Moraes, que coordenaram uma rede de mais de 200 especialistas, durante dois anos de trabalho contínuo até a finalização da obra. Publicado em dezembro de 2013, o livro de 1.102 páginas venceu o desafio de retratar a parte ameaçada da biodiversidade da flora nativa em risco de extinção, exibindo um miolo com qualidade de textos e fotos exuberantes.
Reconhecimento
Para o coordenador geral do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), instituição ligada ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Gustavo Martinelli, o reconhecimento do Livro Vermelho da Flora do Brasil como a mais importante.
* Edição: Marco Moreira.
** Publicado originalmente no site Ministério do Meio Ambiente.
(Ministério do Meio Ambiente)
Nenhum comentário:
Postar um comentário