Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Projeto GAP resgata chimpanzés e leões de zoológico de Aracaju (SE)

23 de outubro de 2014 

por Dr. Pedro A. Ynterian (Presidente do Projeto GAP Internacional)
gap3 gap2
Após algumas semanas de preparação, uma equipe do Santuário de Grandes Primatas e Felinos de Sorocaba, afiliado ao projeto GAP, deu início ontem em Aracaju (SE), à maior operação de resgate individual que já realizou. Três chimpanzés (um macho e duas fêmeas) e duas leoas do zoológico particular do Hotel Fazenda Boa Luz estão a caminho de Sorocaba (SP) e têm chegada prevista para hoje, dia 23, pela manhã (um dia antes do previsto).
Ao longo de vários anos, o zoológico do hotel tinha adquirido, além de aves e animais menores, três chimpanzés, duas leoas, dois ursos, dois hipopótamos e uma elefanta. A transferência dos animais partiu voluntariamente da gerência do hotel, que avaliou que este tipo de zoológico não atrai mais o público e tem um custo alto de manutenção. Até o momento, o hotel não conseguiu doar os ursos, o hipopótamo e a elefanta e está na expectativa que algum local se candidate a recebê-los.
gap
A gerência do Ibama de Sergipe e a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo colaboraram para que todas as permissões para a transferência e o transporte fossem aprovadas com a celeridade necessária.
Estado dos animais
Todos os animais se encontram em bom estado de saúde e o zoológico colaborou a todo o momento para que o complexo resgate acontecesse com segurança. O chimpanzé macho, chamado Martin, chegou em Sergipe procedente do Criadouro de Marco Schwarz, que ficava no Paraná e já está fechado há mais de 10 anos. As fêmeas – Jamaica (a mais jovem) e Maria das Dores (a mais velha) – foram compradas de circos. As leoas são procedentes de circos.
Os chimpanzés e leoas que viviam no zoológico vão passar a integrar a população de cerca de 300 animais (sendo 54 chimpanzés) que já vivem no Santuário de Grandes Primatas e Felinos do GAP de Sorocaba, e lá receberão todo o acompanhamento e cuidado para terem a melhor qualidade de vida possível em cativeiro – sem o estresse causado pela exibição ao público em zoológicos.

Nenhum comentário: