Powered By Blogger

terça-feira, 28 de outubro de 2014

INDÚSTRIA EM DECADÊNCIA : Noruega realiza corte em subsídios destinados à matança de focas

28 de outubro de 2014 

(da Redação da ANDA)
seal
Foto: Reprodução Internet
A situação pode estar melhorando para focas harpa da Noruega. Na proposta orçamentária do governo norueguês de 2015 foram cortados 12 milhões de coroas (cerca de US $ 1,8 milhão) em subsídios para a caça de focas. As informações são do site The Dodo.
É um forte golpe para o futuro do comércio da matança desses animais. Empresas de caça da Noruega são sustentadas com 80% de subsídio, de acordo com Amund Ringdal, o secretário estadual do Ministério da Pesca do país. Não está claro, segundo Ringdal, no entanto, se a falta de um subsídio seria a gota d’água para a caça às focas norueguesas.
A demanda por focas na Noruega parece estar diminuindo. Björne Kvernmo, um capitão de barco de caça, disse a um jornal norueguês em 2010, que “talvez a caça às focas norueguesas já seja história.” Nos anos 70, ele observou, várias dezenas de barcos iam atrás dos mamíferos marinhos. Compare isso com a temporada de caça de 2014, quando a frota de caça da Noruega somou três barcos, alegando pouco menos de 12.000 focas, de acordo com relatórios locais.
O fim desses subsídios não é a única grande decisão em favor das focas este ano. Em maio, a Organização Mundial do Comércio anunciou que iria manter o embargo da União Europeia à carne de foca, pele e outros produtos em resposta a um apelo da Noruega e do Canadá.
“Pela primeira vez, a OMC enviou uma mensagem clara para os governos de todo o mundo que os valores morais sobre a proteção dos animais são levados a sério no comércio internacional”, disse Emily Rees, membro do World Animal Protection, em um comunicado após a decisão.

Nenhum comentário: