Powered By Blogger

terça-feira, 2 de setembro de 2014


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Agronegócio, Amazônia, Energia, Parques, Povos Indígenas, Queimadas, Política Socioambiental
Ano 14
02/09/2014

 

Direto do ISA

 
  Confira documento que será encaminhado às candidaturas com o objetivo de aliar políticas agrícolas à conservação nas propriedades rurais de todo País - Direto do ISA, 1/9.
  Auditório do Ibirapuera ficou lotado em exibição de "A Lei da Água - o Novo Código Florestal Brasileiro" e debate que ocorreu na sequência com participação do diretor André D’Elia e representantes de organizações que apoiaram o projeto, como o ISA - Direto do ISA, 2/9.
   
 

Amazônia

 
  O consórcio construtor da Hidrelétrica Santo Antônio informou ontem que já começou a demitir os trabalhadores que atuam no canteiro de obras da usina, em Porto Velho (RO). Segundo o grupo, formado por Odebrecht, Andrade Gutierrez e mais cinco fabricantes de equipamentos, cem operários foram dispensados ontem e o plano é manter essa média ao longo dos próximos dias. No total, 9 mil pessoas trabalham no projeto. O grupo diz que continuará a demitir porque estaria sem recursos para continuar a obra, em meio a uma disputa na Justiça por pagamento bilionário no mercado de energia - OESP, 2/9, Economia, p.B1; FSP, 2/9, Mercado, p.B6; O Globo, 2/9, Mercado, p.B6.
  "Menos de uma década depois do 'BR-163 Sustentável', lançado em 2006, as promessas ficaram pelo caminho. A parte mais importante delas -legalização das propriedades na região, das pequenas às grandes- virou fumaça. Novo Progresso (PA), município de madeireiros e pecuaristas, teve só 400 de 3.000 terras de produtores agrícolas regularizadas. É grande a insatisfação com o governo federal. Os conflitos entre posseiros e assentados, de um lado, e fazendeiros e garimpeiros de madeira, de outro, estão de volta, mas todos concordam que somente a solução da questão fundiária pelo Incra poderá desentravar o desenvolvimento da região de maneira legal e sustentável", editorial - FSP, 2/9, Editoriais, p.A2.
   
 

Geral

 
  A falta de chuva e as altas temperaturas deste ano deixaram o Brasil em chamas. Dados do Inpe mostram que os focos de queimadas dobraram em relação ao ano passado. De janeiro a 26 de agosto de 2013, satélites registraram em todos os Estados brasileiros 33.041 focos de queimadas, ante 65.789 no mesmo intervalo deste ano. É a situação mais crítica dos últimos quatro anos. A seca foi mais acentuada nas regiões central e sudeste do país, mas também foi sentida em outras áreas. Rondônia e Pará registraram os maiores aumentos de focos de queimadas. No primeiro, o crescimento foi de 379% -de 621 focos para 2.975. No segundo, o aumento foi de 298% -de 2.349 para 9.368 focos - FSP, 30/8, Cotidiano 2, p.4.
  Desde ontem, o Rio Paraíba do Sul está chegando ao Rio de Janeiro com a vazão reduzida em cinco metros cúbicos por segundo (m³/s). A redução aconteceu dias antes da data limite, 10 de setembro, prevista em acordo firmado entre Rio, São Paulo, Minas Gerais e União no mês passado, para atender necessidades de abastecimento de São Paulo, que enfrenta uma grave crise de água. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), a vazão mínima que chega à barragem de Santa Cecília caiu de 165 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 160 m³/s. Em agosto, a vazão - que normalmente é de 190 m³/s - já fora reduzida - O Globo, 2/9, Economia, p.25; OESP, 2/9, Metrópole, p.A18.
  "Tramita no Congresso Nacional, em regime de urgência, o projeto de lei 7.735/2014, que traz um novo regramento sobre o acesso ao patrimônio genético e aos conhecimentos tradicionais a ele associados, disciplinando, entre outros temas, a repartição dos benefícios derivados disso. Apesar de o projeto envolver diretamente os direitos dos povos e comunidades indígenas e tradicionais, não foi respeitada, por meio da consulta prévia e adequada prevista no artigo 6o da Convenção no 169/89 da OIT, a participação dessas comunidades no processo de elaboração desse novo marco jurídico", artigo de Eliana Torelly e Anselmo Lopes - O Globo, 2/9, Opinião, p.21.
  "Atualmente, dos quase 70 parques nacionais existentes, apenas 26 estão abertos à visitação e só 18 possuem infraestrutura mínima. Em 2012, esses parques tiveram 5,3 milhões de visitantes e arrecadaram quase R$ 27 milhões com a venda de ingressos, sendo que pouco mais de 3 milhões de visitas ocorreram somente nos Parques Nacionais da Tijuca e do Iguaçu (Paraná). O turismo de natureza é o que mais cresce no mundo, entre 15% e 25% ao ano, um potencial que o Brasil não aproveita. Recente pesquisa do Instituto Semeia avaliou o potencial econômico das Unidades de Conservação brasileiras e constatou que o uso turístico dessas áreas poderia gerar uma receita de até R$ 168 bilhões em dez anos", artigo de Márcia Hirota - Valor Econômico, 2/9, Opinião, p.A12.
  "A crise mostra que o setor sucroalcooleiro vem sendo mais uma vez penalizado por uma política de 'stop and go'. Uma hora é tudo etanol e outra é tudo gasolina. Com a miragem do pré-sal, o governo abandonou uma fonte verde disponível. Para que o etanol volte a experimentar um ciclo virtuoso, é preciso uma política de longo prazo para reposicioná-lo como combustível estratégico. A adoção de extremos não é a solução para nossa matriz de energia, uma das mais limpas do mundo. O Brasil tem a vantagem de possuir grande diversidade de fontes. O pré-sal e etanol não são excludentes. Ao contrário, são uma dádiva da natureza para fomentar o desenvolvimento do país", artigo de Elena Landau e Adriano Pires - FSP, 2/9, Tendências/Debates, p.A3.
  "O mundo deposita enorme esperança no Brasil para servir como exemplo global na conciliação de questões econômicas, sociais e ambientais na agricultura. Nossa História recente mostra que estamos em posição bem melhor do que qualquer outro país para dar esse salto. Ou seja, há muito mais convergências do que divergências entre as agendas do agronegócio moderno e a agenda de gestão sustentável dos recursos naturais proposta por Marina Silva", artigo de Marcos Sawaya Jank - OESP, 2/9, Espaço Aberto, p.A2.
   
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: