A Pesquisa de Monitoração da Fluidez, produzida anualmente pela Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), indica que a implantação das faixas exclusivas para ônibus em São Paulo aumentou a velocidade desses veículos em 45% em 2013.
As faixas exclusivas para ônibus, em São Paulo, começaram a ser implantadas pelo prefeito Fernando Haddad (PT) em janeiro de 2013. A capital paulista, desde então, ganhou 355 quilômetros de corredores para os coletivos.
A pesquisa da CET também apresenta um crescimento da participação dos automóveis na frota de São Paulo, saindo de 78% em 2012, para 80% em 2013. Bicicletas (15%), ônibus urbanos (3%), caminhões (2%) e ônibus fretados (1%) completam a lista.
Ao priorizar o transporte público e a mobilidade nas periferias, a utilização das faixas impactou o congestionamento para os veículos particulares, que viram um aumento de 16% na lentidão no período da manhã e 7% no horário de pico da tarde.
A pesquisa foi realizada em 220 quilômetros de vias paulistanas.
* Publicado originalmente pelo SpressoSP e retirado do site Carta Capital.
(Carta Capital)
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