por Leda Letra, da Rádio ONU
A Organização Meteorológica Mundial, OMM, está discutindo a implementação de uma rede global sobre serviços climáticos. A proposta foi um dos temas da reunião intergovernamental da agência, que terminou nesta sexta-feira, em Genebra.
Segundo a OMM, a ideia é fornecer serviços sobre o clima precisos e acessíveis às autoridades que lidam com riscos de desastres, agências de saúde pública, água e energia, setor de transportes e agricultores.
Brasil
Da capital suíça, o vice-presidente da agência, Antônio Divino Moura, contou à Rádio ONU que a América do Sul será uma das áreas atendidas pelo projeto, com um centro regional de clima.
“Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, vai envolver Bolívia também e talvez o sul do Chile, para montar uma aliança dos serviços meteorológicos, com um centro virtual. Você vai ter um portal com os todos os produtos climáticos, o que está acontecendo naquele mês ou nos próximos três meses. Uma climatologia ofertando, a quem pode tomar decisão, melhores informações climáticas e até previsões sazonais.”
Antônio Divino Moura destaca a importância de os países entenderem, em conjunto, como o clima está funcionando e as variações que podem ocorrer de ano a ano.
O vice-presidente da OMM diz ser importante tentar mitigar as causas da mudança climática, incluindo o uso de combustíveis fósseis, que geram aumento dos gases de efeito estufa.
* Publicado originalmente no site Rádio ONU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário